Expo Peru Brasil promove rodada de negócios para estreitar relacionamento entre os países

Continua depois da publicidade

Expo Peru BR acontece nos dias 21 e 22 de março e abrange tanto o público de comércio exterior como turismo.

A Expo Peru Brasil movimenta as relações entre os países no World Trade Center, em São Paulo. Organizado pelo PROMPERU (Comissão de Promoção de Exportação e Turismo), o objetivo é divulgar a imagem do País.

No primeiro dia (21) o foco foi a rodada de negócios para investimento internacional com a participação de mais de 80 empresas peruanas. Já no segundo (22), além do corporativo, O evento conta com fóruns de comércio e turismo.

Veja também as mais lidas do DT

O Peru é um dos países mais sólidos da América Latina, com uma economia resiliente que mantém os juros e inflação abaixo de 10%. O Brasil, grande parceiro comercial, registrou US$ 1,6 bilhão em produtos importados no ano passado. Cerca de 150 representantes brasileiros estão participando das Rodadas de Negócios com as 56 empresas exportadoras peruanas.

expo peru
Cerca de 150 representantes brasileiros estão participando das Rodadas de Negócios com as 56 empresas exportadoras peruanas.(foto: Geovana Fraga)

Com atrativos peruanos, a expo começou a rodada de negócios com empresas especializadas em Agronegócio, Utensílios domésticos, Vestimentas, equipos para mineração e redes de hotéis como Accor e operadoras focadas no País.

expo
Representantes da Accor do Peru e SP na Expo (foto: Geovana Fraga)

Para diferenciar e viver a experiência Peruana, a PROMPERU chamou o Chef Jaime Pesaque – Dono do restaurante Mayta, um dos 50 melhores do mundo – Com uma turma de convidados, para fazer Ceviche, o prato típico peruano.

expo peru
Com aventais e vontade de aprender, todos degustaram dos próprios pratos após a instrução do chefe (foto: Geovana Fraga)

Mesmo com as adversidades mundiais, sociais e econômicas, o Peru alcançou a cifra de US$ 63.2 bilhões em exportações, a partir dos negócios de aproximadamente 9.200 empresas, que negociaram cerca de 5 mil produtos em 168 mercados.

Caracterização das vestimentas peruanas(foto: Geovana Fraga)

Em entrevista exclusiva para o Diário do Turismo, a Sra. Elva Yañez, sub-diretora de Turismo Receptivo da PROMPERÚ explica o motivo de escolher São Paulo/BR para acontecer o evento.

“A importância do Turismo de trazer negócios para o Brasil, para nós, é muito importante, porque o Brasil é um dos mercados mais importantes da América do Sul para nós, falando de Turismo. E agora, foi descoberto que não somente é por conta do turista que vem de São Paulo até Lima, mas também do turismo fronteiriço, que pode vir de Rondônia, Acre, cruzando a interoceânica e que podem chegar até Cuzco, e inclusive até Lima. São dois mercados muito interessantes do Brasil, que o Brasil pode oferecer à nós”, pontua Elva.

“E a parte, por exemplo, no caso do turismo fronteiriço, não somente é importante porque, digamos, só por cruzar as fronteiras, mas porque eles se comportam como um turista de longa distância, como um turista europeu, com um turista, digamos, norte-americano, que não somente fazem, mas cruzam a fronteira, continuam e gostam da cultura, gostam do Oceano Pacífico, gostam da gastronomia. Então, para nós, é muito importante a parte, por exemplo, temos a presença, vai sair, em breve, uma nova frequência com Sky. Então, a conectividade aérea está melhorando”, reflete a sub-diretora.

“Por outro lado, temos uma nova rota que é, Brasília-Lima, Brasília com LATAM. Então, todo isso está dando indícios que o mercado brasileiro está se energizando, se reativando, e para nós é muito importante, porque nós também precisamos melhorar nossas oportunidades não somente de promoção, mas também de comercializar. Isso é importante porque nós também chegamos a promover, como de repente, outras feiras a que participamos. Em abril, vamos participar da próxima World Travel Market, aqui em São Paulo, novamente. Vamos estar aqui. Mas a feira e promoção te permite comercializar. Acredito que falei muito. E concretizar a promoção com a venda”, explica a representante.

expo peru
Sra. Elva Yañez, sub-diretora de Turismo Receptivo da PROMPERÚ (foto: Propano Filmes / Thiago Aurichio)

Se tratando das edições anteriores, Elva nos mostra o diferencial de 2023.

“A diferença é que esse ano, estamos fazendo várias rotas aqui na América do Sul, ao longo dos anos. Mas dezembro do ano passado, começamos com Bogotá, e em novembro, tive a oportunidade de assistir, e foi muito ativa, tanto como esta. Mas creio que em termos de mercado, essa é muito maior. Então por um lado e por outro lado, nos encontramos em dois momentos diferentes, falando de conjuntura do Peru. Por um lado, tínhamos um momento em que queríamos sair pós-pandemia, mas agora temos o pós-pandemia, e agora temos uma essa conjuntura social que estamos vivendo no Peru. Sem dúvida, está tendo uma solução. Então, inclusive para o mercado brasileiro, não está determinante para visitar o nosso país. Então, esse é um fator, uma realidade, que nos ajuda bastante. Acredito que é isso”, finaliza.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade