O Facebook culpou uma “mudança de configuração defeituosa” por uma paralisação de quase seis horas nesta segunda-feira (4) que impediu que os 3,5 bilhões de usuários da empresa acessassem suas mídias sociais e serviços de mensagens, como WhatsApp, Instagram e Messenger.
Reuters
A empresa em um post no blog não especificou quem executou a mudança de configuração e se ela foi planejada.
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Vários funcionários do Facebook que se recusaram a ser nomeados haviam dito à Reuters mais cedo que acreditavam que a paralisação foi causada por um erro interno na forma como o tráfego da internet é encaminhado para seus sistemas.
As falhas das ferramentas internas de comunicação e outros recursos que dependem dessa mesma rede para trabalhar agravaram o erro, disseram os funcionários. Especialistas em segurança disseram que um erro inadvertido ou sabotagem por um informante eram plausíveis.
“Queremos deixar claro neste momento que acreditamos que a causa principal dessa paralisação foi uma mudança de configuração defeituosa”, disse o Facebook no blog.
A paralisação do Facebook é a maior já rastreada pelo grupo de monitoramento da web Downdetector.
A paralisação foi o segundo golpe para o gigante das mídias sociais em tantos dias depois que um denunciante no domingo acusou a empresa de priorizar repetidamente o lucro sobre a repressão ao discurso de ódio e à desinformação.
À medida que o mundo se reunia com aplicativos concorrentes como Twitter e TikTok, as ações do Facebook caíram 4,9%, sua maior queda diária desde novembro passado, em meio a uma venda mais ampla de ações de tecnologia na segunda-feira. As ações subiram cerca de meio por cento no comércio após o expediente após a retomada do serviço.
“Para cada pequeno e grande negócio, família e indivíduo que depende de nós, sinto muito”, tuitou o diretor de tecnologia do Facebook, Mike Schroepfer, acrescentando que “pode levar algum tempo para chegar a 100%”.
“O Facebook basicamente trancou suas chaves em seu carro”, tuitou Jonathan Zittrain, diretor do Berkman Klein Center for Internet & Society de Harvard.
O Twitter informou na segunda-feira uso acima do normal, o que levou a alguns problemas nas pessoas que acessam postagens e mensagens diretas.
Em um dos tweets mais populares do dia, a empresa de streaming de vídeo Netflix compartilhou um meme de seu novo seriado de sucesso “Squid Game” com a legenda “When Instagram & Facebook are down”, que mostrou uma pessoa rotulada de “Twitter” segurando um personagem à beira de cair rotulado de “todo mundo”.
Dentro de um grupo no Facebook para compradores de anúncios, um membro se acotostou após o serviço que “muitas pessoas procuraram hoje ‘como executar anúncios do Google para clientes'”.
O Facebook, que é o maior vendedor mundial de anúncios online depois do Google, estava perdendo cerca de US$ 545.000 em receita de anúncios nos EUA por hora durante a paralisação, de acordo com estimativas da empresa de medição de anúncios Standard Media Index.