Facebook culpa “mudança de configuração defeituosa” por paralisação de quase seis horas

O Facebook culpou uma “mudança de configuração defeituosa” por uma paralisação de quase seis horas nesta segunda-feira (4) que impediu que os 3,5 bilhões de usuários da empresa acessassem suas mídias sociais e serviços de mensagens, como WhatsApp, Instagram e Messenger.

Reuters

A empresa em um post no blog não especificou quem executou a mudança de configuração e se ela foi planejada.

Vários funcionários do Facebook que se recusaram a ser nomeados haviam dito à Reuters mais cedo que acreditavam que a paralisação foi causada por um erro interno na forma como o tráfego da internet é encaminhado para seus sistemas.

As falhas das ferramentas internas de comunicação e outros recursos que dependem dessa mesma rede para trabalhar agravaram o erro, disseram os funcionários. Especialistas em segurança disseram que um erro inadvertido ou sabotagem por um informante eram plausíveis.

- Advertisement -

“Queremos deixar claro neste momento que acreditamos que a causa principal dessa paralisação foi uma mudança de configuração defeituosa”, disse o Facebook no blog.

A paralisação do Facebook é a maior já rastreada pelo grupo de monitoramento da web Downdetector.

A paralisação foi o segundo golpe para o gigante das mídias sociais em tantos dias depois que um denunciante no domingo acusou a empresa de priorizar repetidamente o lucro sobre a repressão ao discurso de ódio e à desinformação.

À medida que o mundo se reunia com aplicativos concorrentes como Twitter e TikTok, as ações do Facebook caíram 4,9%, sua maior queda diária desde novembro passado, em meio a uma venda mais ampla de ações de tecnologia na segunda-feira. As ações subiram cerca de meio por cento no comércio após o expediente após a retomada do serviço.

“Para cada pequeno e grande negócio, família e indivíduo que depende de nós, sinto muito”, tuitou o diretor de tecnologia do Facebook, Mike Schroepfer, acrescentando que “pode levar algum tempo para chegar a 100%”.

“O Facebook basicamente trancou suas chaves em seu carro”, tuitou Jonathan Zittrain, diretor do Berkman Klein Center for Internet & Society de Harvard.

O Twitter informou na segunda-feira uso acima do normal, o que levou a alguns problemas nas pessoas que acessam postagens e mensagens diretas.

Em um dos tweets mais populares do dia, a empresa de streaming de vídeo Netflix compartilhou um meme de seu novo seriado de sucesso “Squid Game” com a legenda “When Instagram & Facebook are down”, que mostrou uma pessoa rotulada de “Twitter” segurando um personagem à beira de cair rotulado de “todo mundo”.

Dentro de um grupo no Facebook para compradores de anúncios, um membro se acotostou após o serviço que “muitas pessoas procuraram hoje ‘como executar anúncios do Google para clientes'”.

O Facebook, que é o maior vendedor mundial de anúncios online depois do Google, estava perdendo cerca de US$ 545.000 em receita de anúncios nos EUA por hora durante a paralisação, de acordo com estimativas da empresa de medição de anúncios Standard Media Index.

Compartilhe com um amigo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redaçãohttps://diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias para a sua viagem!


    Mais lidas

    Site do Editor

    O jornal dos melhores leitores

    Mais recentes

    Flávia Alessandra e Otaviano Costa vão representar Hotéis Hard Rock no Brasil

    A rede de hotéis Hard Rock, desenvolvida no Brasil pela incorporadora VCI SA, terá Flávia Alessandra e Otaviano Costa como embaixadores e membros consultivos...

    Petrópolis (RJ) realiza 21º Festival Petrópolis Gourmet

    Em formato presencial, de 3 a 19 de dezembro acontecerá a 21ª edição do festival gastronômico Petrópolis Gourmet Edição DIÁRIO com agências A previsão é a...

    Turismo da Cidade do Cabo despenca com a nova variante do coronavírus Omicron

    CIDADE DO CABO, 30 DE NOVEMBRO (Reuters) - A chegada do transatlântico Europa na Cidade do Cabo nesta terça-feira (30) deveria ser uma celebração...

    Governo paulista cria Distrito Turístico Serra Azul para ser a ‘Orlando brasileira’

    "O distrito turístico tem uma capacidade impulsionadora para investimentos privados, empregos e oportunidades em toda a região”, afirmou Doria Edição DIÁRIO com agências O Governador de...

    “O setor não suporta mais a recessão que vem enfrentando”, afirma Manoel Linhares

    Em artigo, presidente da ABIH Nacional fala sobre novas restrições e diz que dificultar as viagens internacionais parece não ser a solução Por Manoel Linhares O...

    Siderley Santos, CEO do grupo Arbaitman: “Nunca vendemos tanto o destino Brasil”

    A chegada do fim do ano combinada com os avanços da vacinação e a abertura das fronteiras de destinos internacionais têm dado novo ânimo...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing