Facebook culpa “mudança de configuração defeituosa” por paralisação de quase seis horas

Continua depois da publicidade

O Facebook culpou uma “mudança de configuração defeituosa” por uma paralisação de quase seis horas nesta segunda-feira (4) que impediu que os 3,5 bilhões de usuários da empresa acessassem suas mídias sociais e serviços de mensagens, como WhatsApp, Instagram e Messenger.

Reuters

A empresa em um post no blog não especificou quem executou a mudança de configuração e se ela foi planejada.

Veja também as mais lidas do DT

Vários funcionários do Facebook que se recusaram a ser nomeados haviam dito à Reuters mais cedo que acreditavam que a paralisação foi causada por um erro interno na forma como o tráfego da internet é encaminhado para seus sistemas.

As falhas das ferramentas internas de comunicação e outros recursos que dependem dessa mesma rede para trabalhar agravaram o erro, disseram os funcionários. Especialistas em segurança disseram que um erro inadvertido ou sabotagem por um informante eram plausíveis.

“Queremos deixar claro neste momento que acreditamos que a causa principal dessa paralisação foi uma mudança de configuração defeituosa”, disse o Facebook no blog.

A paralisação do Facebook é a maior já rastreada pelo grupo de monitoramento da web Downdetector.

A paralisação foi o segundo golpe para o gigante das mídias sociais em tantos dias depois que um denunciante no domingo acusou a empresa de priorizar repetidamente o lucro sobre a repressão ao discurso de ódio e à desinformação.

À medida que o mundo se reunia com aplicativos concorrentes como Twitter e TikTok, as ações do Facebook caíram 4,9%, sua maior queda diária desde novembro passado, em meio a uma venda mais ampla de ações de tecnologia na segunda-feira. As ações subiram cerca de meio por cento no comércio após o expediente após a retomada do serviço.

“Para cada pequeno e grande negócio, família e indivíduo que depende de nós, sinto muito”, tuitou o diretor de tecnologia do Facebook, Mike Schroepfer, acrescentando que “pode levar algum tempo para chegar a 100%”.

“O Facebook basicamente trancou suas chaves em seu carro”, tuitou Jonathan Zittrain, diretor do Berkman Klein Center for Internet & Society de Harvard.

O Twitter informou na segunda-feira uso acima do normal, o que levou a alguns problemas nas pessoas que acessam postagens e mensagens diretas.

Em um dos tweets mais populares do dia, a empresa de streaming de vídeo Netflix compartilhou um meme de seu novo seriado de sucesso “Squid Game” com a legenda “When Instagram & Facebook are down”, que mostrou uma pessoa rotulada de “Twitter” segurando um personagem à beira de cair rotulado de “todo mundo”.

Dentro de um grupo no Facebook para compradores de anúncios, um membro se acotostou após o serviço que “muitas pessoas procuraram hoje ‘como executar anúncios do Google para clientes'”.

O Facebook, que é o maior vendedor mundial de anúncios online depois do Google, estava perdendo cerca de US$ 545.000 em receita de anúncios nos EUA por hora durante a paralisação, de acordo com estimativas da empresa de medição de anúncios Standard Media Index.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade