Facebook, WhatsApp e Instagram começaram a voltar gradualmente após seis horas fora do ar

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Os serviços do Facebook, WhatsApp e Instagram começaram a voltar gradualmente após seis horas fora do ar nesta segunda-feira. Em nota, a empresa confirmou que os servidores voltaram a funcionar. “Para a enorme comunidade de pessoas e empresas ao redor do mundo que dependem de nós: sentimos muito. Temos trabalhado muito para restaurar o acesso aos nossos aplicativos e serviços e estamos felizes em informar que eles estão voltando a ficar online agora. Obrigado por nos aguardarem”, afirmou o Facebook em postagem no Twitter.

Publicações de usuários sobre a volta dessas redes sociais foram deixadas no Twitter, rede que abrigou diversos memes durante o período sem acesso aos servidores. Relatos indicando que o problema foi solucionado foram postados também no site “Downdetector”. Mas ainda há relatos de muita instabilidade nas redes.

Mais cedo, uma pequena equipe de funcionários foi enviada ao centro de dados do Facebook, em Santa Clara, no estado americano da Califórnia, para tentar uma “reinicialização manual” dos servidores, de acordo com um memorando interno divulgado pelo “New York Times”.

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Segundo o jornal americano, especialistas tentam determinar a origem da instabilidade. No entanto, dois membros da equipe de segurança disseram, sob condição de anonimato por não poderem fornecer informações abertamente, que um ataque cibernético é bastante improvável. Eles explicaram que a ação de hackers não seria capaz de derrubar tantos aplicativos.

Por que o WhatsApp parou de funcionar

O problema parece estar relacionado aos registros DNS (Domain Name System, ou sistema de nome de domínio) do Facebook. Simplificando, o DNS converte nomes de domínio como “facebook.com” nos endereços de protocolo de Internet (IP) reais do site correspondente. Um erro nos registros DNS pode impossibilitar a conexão com um site.

A causa do problema é “provavelmente uma configuração ruim ou envio de código para o sistema de gerenciamento de rede”, disse Alex Stamos, ex-chefe de segurança do Facebook que agora é diretor do Observatório da Internet da Universidade de Stanford. “Isso não deveria acontecer.”

É raro que os aplicativos do Facebook fiquem inativos por um longo período e ainda menos comum que os sistemas internos da empresa fiquem offline. No entanto, essa interrupção já aconteceu antes, principalmente em 2019, quando apps internos do Facebook pararam de funcionar após uma disputa com a Apple – que interrompeu algumas das funcionalidades dos aplicativos na plataforma do fabricante do iPhone. (Valor Econômico)

 

 

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