A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação obteve nesta segunda-feira, dia 5 de novembro uma vitória na Justiça do Trabalho sobre a Confederação Nacional do Turismo (CNTUR).
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
A decisão concedeu à FBHA liberdade sindical para se associar e filiar à confederação que melhor lhe represente. Assim, a FBHA continua a ser coordenada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), de acordo com escolha do seu Conselho de Representantes.
Segundo a FBHA, desde 2010, a CNTUR tenta obrigar a federação a se filiar e ser coordenada por ela, solicitando ao Judiciário que a declare como única entidade sindical patronal representante do setor. No entanto, em todas as instâncias, a Justiça do Trabalho reafirmou a prerrogativa da federação.
Veja também as mais lidas do DT
No último dia 5, a tentativa da CNTUR de levar a discussão para o STF foi negada e ainda houve a aplicação de multa por apresentação de recurso protelatório.
“Mais uma vez, a Justiça do Trabalho prezou pela liberdade sindical garantida na Constituição Federal. Trabalhamos em prol do turismo e na defesa dos nossos ideais”, disse o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio.
E completou em texto enviado ao DIÁRIO: “A FBHA reafirma seu compromisso com a liberdade sindical, bem como com a democrática possibilidade de que as empresas de hospitalidade, alimentação e turismo, através de seus sindicatos e federações, possam, com automia e liberdade, optar pela melhor agremiação sindical que seja capaz de lhe representar.