São Felix realiza nos dias 27, 28 e 29 de maio o Festival de Saveiros – I Festa Náutica do Vale do Paraguaçu, um grande encontro dos saveiros da Bahia.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
Durante os três dias de festa, que tem como clímax o “Bordejo pelas Águas do Paraguaçu”, será realizada uma rica programação cultural, educativa e de cunho social, com shows de samba e reggae, homenagem a Dona Cadu, a mais famosa ceramista da Bahia, Feira de Economia Criativa e Agricultura Familiar, concurso de desenhos e redação nas escolas de São Félix e ação de limpeza das margens do Rio Paraguaçu. O objetivo do evento, que acontece pela primeira vez na região, é resgatar a memória e preservar este tipo de embarcação, valorizando a sua salvaguarda como patrimônio do nosso estado, além de fomentar o turismo náutico baiano.
Chegada dos saveiros e Bordejo – A chegada dos saveiros a São Félix se dará na tarde da sexta-feira, dia 27, e junto com eles estarão os oleiros de Maragojipinho, que participarão da Feira de Artesanato, já considerada a maior do Recôncavo, reunindo mais de 50 expositores de toda a Bahia. No sábado, dia 28, haverá o encontro de jet skis, e as águas serão tomadas por canoas, caiaques e hobie cats, dentre outras embarcações. Passeios de saveiro serão oferecidos pelos mestres saveiristas a preços populares – é a oportunidade de conhecer melhor as belezas da região.
No dia 29 de maio, a partir das 13h, na cidade de São Félix, será dada a largada para o “Bordejo pelas Águas do Paraguaçu” que vai circundar a Pedra da Baleia e retornar para o píer de São Félix. Este é o ponto alto do Festival de Saveiros – I Festa Náutica do Vale do Paraguaçu. Participarão saveiros com navegação a popa (vela de içar). A competição se transformou num grande desfile, que irá homenagear os saveiros participantes.
Veja também as mais lidas do DT
Homenagem a Dona Cadu – A mais famosa ceramista da Bahia, Dona Cadu, recebe uma homenagem no dia 27, às 10h, na Câmara de Vereadores de São Félix com uma Sessão Solene pelo seu centenário e contribuição para a cultura do Recôncavo. À tarde, às 14h, também na Câmara de Vereadores, será realizada a mesa: “A importância dos Saveiros para o Recôncavo Baiano” – com o historiador Walter Fraga, o fotógrafo Nilton Souza, o deputado Bira Coroa e a arquiteta Marília Barreto, uma das proprietárias do Saveiro É da Vida. A mediação será do historiador Fábio Batista.
Limpeza das margens do Paraguaçu – Durante a celebração dos saveiros o evento promoverá uma grande ação de conscientização ambiental, com a limpeza das margens do Rio Paraguaçu dentro dos limites da cidade. Participarão da iniciativa funcionários da prefeitura e os voluntários da ONG Amigos do Rio Paraguaçu. Toda a população está convocada a participar da limpeza. Após a limpeza, dois recipientes de coleta seletiva serão doados pelo evento e serão colocados em cada lado da ponte, onde permanecerão como um presente do Festival de Saveiros para as cidades de São Felix e Cachoeira.
Enquanto isso toda a cidade também estará mobilizada participando da Feira de Economia Criativa e Agricultura Familiar, das exposições de carros antigos e miniaturas de saveiros do artesão Ubiracy Portugal, enquanto as crianças disputam o concurso de desenhos e redação promovido em parceria com as escolas de São Félix.
Programação cultural – Shows de Samba de Roda e Reggae, marcas musicais do Recôncavo da Bahia, fazem da programação do Festival de Saveiros – I Festa Náutica do Vale do Paraguaçu, uma verdadeira festa. Na sexta-feira, às 20h, está marcado o Encontro dos Sambas de Roda do Recôncavo, com os grupos Samba de Roda Filhos de Nagô, de São Félix, Gêge Nagô, de Cachoeira e Samba Filhos de Dona Cadu, de Maragojipe. No sábado à noite o show é do reggaeman Sine Calmon. No domingo, ao cair da tarde, quem sobe ao palco é Jau, para realizar o seu sarau. E tem mais música com os talentos da terra Nathan Gomess, Nelma Marks, Juninho Cachoeira, Orquestra Reggae de Cachoeira e Orquestra Jovem do Recôncavo. Os shows acontecem na Avenida Salvador Pinto, no Porto de São Felix.
O Festival de Saveiros – I Festa Náutica do Vale do Paraguaçu foi idealizado por Wandick Vieira, tem a produção da Tabuleiro Produções e Um Som & Imagem e conta com patrocínio do Governo do Estado da Bahia, através das Secretarias de Turismo (Setur) e Comunicação – SECOM, e apoio institucional de Bartinho da Silva e Prefeitura de São Félix.
Confira a programação completa:
Dia 27 de maio – sexta-feira
07h – Limpeza das margens do Rio Paraguaçu
10h – Sessão Solene pelo Centenário de Dona Cadu
Local: Câmara de Vereadores de São Félix
14h – Mesa: “A importância dos saveiros para o Recôncavo Baiano” – com o historiador Walter Fraga, o fotógrafo Nilton Souza, o deputado Bira Coroa e a arquiteta Marília Barreto, uma das proprietárias do Saveiro É da Vida.
Mediação: historiador Fábio Batista
Local: Câmara de Vereadores de São Félix
20h – Encontro dos Sambas de Roda do Recôncavo
Samba de Roda Filhos de Nagô – São Félix,
Gêge Nagô – Cachoeira,
Samba Filhos de Dona Cadu – Maragojipe
Dia 28 de maio – sábado
Avenida Salvador Pinto (Porto) – Dia inteiro:
Feira de Economia Criativa e Agricultura Familiar
Exposição de carros antigos
Exposição de miniaturas de saveiro do artesão Ubiracy Portugal
Exposição dos Trabalhos Escolares
Às 13h Encontro de Jet Skis
16h Orquestra Reggae de Cachoeira
18h Nathan Gomess
20h Nelma Marks
22h Sine Calmon
Dia 29 de maio – domingo
Avenida Salvador Pinto (Porto) – Dia inteiro:
Feira de Economia Criativa e Agricultura Familiar
Exposição de carros antigos
Exposição de miniaturas de saveiro do artesão Ubiracy Portugal
Exposição dos Trabalhos Escolares
13:30h Bordejo de Saveiros
14:00h Show Corpos Negros
15:30h Show Orquestra Jovem do Recôncavo
16:00h Premiação
16:30h Saída do Presente para Oxum
17:30h Sarau de Jau
19:30h Juninho Cachoeira
Para mais informações sigam-nos no Instagram:
@festivaldesaveirosoficial