Festival celebra os Saveiros do Recôncavo baiano

Continua depois da publicidade

O Festival de Saveiros – I Festa Náutica do Vale do Paraguaçu, um grande encontro dos saveiros da Bahia, acontece de 27 a 29 de maio na cidade de São Félix, no Recôncavo baiano.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Em nota, os organizadores informam que o evento tem o propósito de resgatar a memória e preservar este tipo de embarcação, valorizando a sua salvaguarda como patrimônio do nosso estado e fomentar o turismo náutico baiano.

Veja também as mais lidas do DT

“Durante os três dias de festa, que tem como clímax o “Bordejo pelas Águas do Paraguaçu”, será realizada uma rica programação cultural, educativa e de cunho social, com shows de samba e reggae, homenagem a Dona Cadu, a mais famosa ceramista da Bahia, Feira de Economia Criativa e Agricultura Familiar, concurso de desenhos e redação nas escolas de São Félix e ação de limpeza das margens do Rio Paraguaçu”, diz a nota.

Regata Coqueiros-São Félix – No dia 29 de maio, a partir das 13h,  na cidade de São Félix, será dada a largada para o “Bordejo pelas Águas do Paraguaçu” que vai circundar a Pedra da Baleia e retornar para o píer de São Félix. Podem participar saveiros com navegação a popa (vela de içar).  As inscrições gratuitas estão abertas até o dia 19 de maio no site da FENEB – Federação de Esportes Náuticos da Bahia (www.feneb.com.br).

Programação cultural e educativa – Shows de Samba de Roda e Reggae, marcas musicais do Recôncavo da Bahia, fazem da programação do  Festival de Saveiros – I Festa Náutica do Vale do Paraguaçu, uma verdadeira festa. Na sexta-feira, às 20h, está marcado o  Encontro dos Sambas de Roda do Recôncavo, com os grupos Samba de Roda Filhos de Nagô, de São Félix, Gêge Nagô, de Cachoeira e Samba Filhos de Dona Cadu, de Maragojipe.

Homenagem a Dona Cadu – A mais famosa ceramista da Bahia, Dona Cadu, recebe uma homenagem no dia 27, às 10h, na Câmara de Vereadores de São Félix com uma Sessão Solene pelo seu centenário e contribuição para a cultura do Recôncavo.  À tarde, às 14h, também na  Câmara de Vereadores, será realizada a mesa: “A importância dos Saveiros para o Recôncavo Baiano” – com o historiador Walter Fraga, o fotógrafo Nilton Souza, o deputado Bira Coroa e a arquiteta Marília Barreto, uma das proprietárias do Saveiro É da Vida. A mediação será do historiador Fábio Batista.

Enquanto isso toda a cidade estará mobilizada participando durante os três dias da limpeza das margens do Rio Paraguaçu, da Feira de Economia Criativa e Agricultura Familiar, das exposições de carros antigos e miniaturas de saveiros do artesão Ubiracy Portugal, enquanto as crianças disputam o concurso de desenhos e redação promovido em parceria com as escolas de São Félix.

Idealização

O Festival de Saveiros – I Festa Náutica do Vale do Paraguaçu  foi idealizado por Wandick Vieira, tem a produção da Tabuleiro Produções e Um Som & Imagem e conta com patrocínio do Governo do Estado da Bahia, através das Secretarias de Turismo (Setur) e Comunicação – SECOM, e apoio institucional de Bartinho da Silva e Prefeitura de São Félix.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade