segunda-feira, maio 19, 2025
InícioBlog do DiárioFez um ano: Festa religiosa reúne milhares de turistas...

Fez um ano: Festa religiosa reúne milhares de turistas de um dia em Trindade (GO)

A cidade de Trindade, com cerca de 120 mil habitantes, fica neste período totalmente tomada por visitantes

Por Paulo Atzingen*

A romaria dos carros de bois na Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno aconteceu nesta quinta-feira (28) em Trindade (Go) e reuniu turistas de um dia, turistas tradicionais e milhares de fiéis, um movimento, que segundo os organizadores, está acima do normal. Durante os dez dias de festividades, este ano de 22 de junho a 1º de julho, são esperados cerca de 2,5 milhões de pessoas.

Canto dos eixos

O que chamou a atenção nesta quinta-feira em Trindade foi o número de carros de boi (mais de 350), os peões, chamados de carreiros, acompanhados de suas famílias vinham de inúmeras cidades, principalmente do Centro-Oeste brasileiro, algumas a mais de 200 quilômetros de distância. Outro destaque foi o som produzido pelo atrito das rodas com o eixo das carroças. “Colocamos azeite ou sebo e também o som depende do tipo de madeira do eixo e também se ele está bem atarrachado, não está frouxo”, disse Florêncio, um dos peões vindos de Goiás Novo, antiga capital de Goiás. Esta procissão é considerada a maior procissão de carros de boi do Brasil, e portanto, do mundo, um marco tradicional do evento.

A cidade de Trindade, com cerca de 120 mil habitantes, fica neste período totalmente tomada por visitantes, o que ocasiona um intenso comércio de alimentos, bebidas, hospedagens e aluguéis de terrenos para acampamento dos visitantes. Os romeiros recebem grande apoio de voluntários e colaboradores ao longo da Rodovia dos Romeiros (GO-060), por onde fazem peregrinações. De Goiânia a Trindade há uma pista especialmente destinada aos romeiros que fazem o trajeto a pé.

Famílias acompanham os carreiros na chegada à cidade

Novo Santuário

Um Ponto de atração de turistas é também a capela com mirante do Novo Santuário – igreja que está em construção e será uma das maiores do país, com o maior sino de badalo do mundo. “Este novo santuário está totalmente sendo construído com verbas dos romeiros. O prazo para entrega é de seis a oito anos”, afirmou ao DIÁRIO a presidente da agência municipal de Turismo, Talitta di Martino.

“A chegada dos romeiros intensifica a economia de nossa cidade. Alugam-se casas, aumenta a lotação dos hotéis, nunca encontramos vagas nesses dias. A prefeitura também, de certa forma ganha com isso, pois arrecada taxas, gerando emprego e revertendo esse dinheiro para a comunidade”, afirma Tallita. “Em termos de arrecadação, posso adiantar que há um aumento de 85% de nossa economia interna”, afirma.

A presidente da agência municipal de Turismo, Talitta di Martino

Programações paralelas

Nos dez dias de festividades, o Cineteatro Afipe, Vila São Conttolengo, Prefeitura de Trindade e entidades privadas também organizam atividades culturais e de entretenimento para os romeiros.

www.paieterno.com.br

*O jornalista Paulo Atzingen viajou a Trindade convidado pela Afipe (Associação Filhos do Pai Eterno)

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque