Fez um ano: Festa religiosa reúne milhares de turistas de um dia em Trindade (GO)

Continua depois da publicidade

A cidade de Trindade, com cerca de 120 mil habitantes, fica neste período totalmente tomada por visitantes

Por Paulo Atzingen*

A romaria dos carros de bois na Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno aconteceu nesta quinta-feira (28) em Trindade (Go) e reuniu turistas de um dia, turistas tradicionais e milhares de fiéis, um movimento, que segundo os organizadores, está acima do normal. Durante os dez dias de festividades, este ano de 22 de junho a 1º de julho, são esperados cerca de 2,5 milhões de pessoas.

Canto dos eixos

O que chamou a atenção nesta quinta-feira em Trindade foi o número de carros de boi (mais de 350), os peões, chamados de carreiros, acompanhados de suas famílias vinham de inúmeras cidades, principalmente do Centro-Oeste brasileiro, algumas a mais de 200 quilômetros de distância. Outro destaque foi o som produzido pelo atrito das rodas com o eixo das carroças. “Colocamos azeite ou sebo e também o som depende do tipo de madeira do eixo e também se ele está bem atarrachado, não está frouxo”, disse Florêncio, um dos peões vindos de Goiás Novo, antiga capital de Goiás. Esta procissão é considerada a maior procissão de carros de boi do Brasil, e portanto, do mundo, um marco tradicional do evento.

Veja também as mais lidas do DT

A cidade de Trindade, com cerca de 120 mil habitantes, fica neste período totalmente tomada por visitantes, o que ocasiona um intenso comércio de alimentos, bebidas, hospedagens e aluguéis de terrenos para acampamento dos visitantes. Os romeiros recebem grande apoio de voluntários e colaboradores ao longo da Rodovia dos Romeiros (GO-060), por onde fazem peregrinações. De Goiânia a Trindade há uma pista especialmente destinada aos romeiros que fazem o trajeto a pé.

Famílias acompanham os carreiros na chegada à cidade

Novo Santuário

Um Ponto de atração de turistas é também a capela com mirante do Novo Santuário – igreja que está em construção e será uma das maiores do país, com o maior sino de badalo do mundo. “Este novo santuário está totalmente sendo construído com verbas dos romeiros. O prazo para entrega é de seis a oito anos”, afirmou ao DIÁRIO a presidente da agência municipal de Turismo, Talitta di Martino.

“A chegada dos romeiros intensifica a economia de nossa cidade. Alugam-se casas, aumenta a lotação dos hotéis, nunca encontramos vagas nesses dias. A prefeitura também, de certa forma ganha com isso, pois arrecada taxas, gerando emprego e revertendo esse dinheiro para a comunidade”, afirma Tallita. “Em termos de arrecadação, posso adiantar que há um aumento de 85% de nossa economia interna”, afirma.

A presidente da agência municipal de Turismo, Talitta di Martino

Programações paralelas

Nos dez dias de festividades, o Cineteatro Afipe, Vila São Conttolengo, Prefeitura de Trindade e entidades privadas também organizam atividades culturais e de entretenimento para os romeiros.

www.paieterno.com.br

*O jornalista Paulo Atzingen viajou a Trindade convidado pela Afipe (Associação Filhos do Pai Eterno)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade