O fotógrafo argentino Eduardo Soteras documenta a situação das crianças em Tigray desde 2020: em campos de refugiados, em hospitais, em centros de recepção para meninas abusadas sexualmente.
Na biblioteca destruída de uma escola primária na região etíope de Tigray, duas crianças mergulham em livros. Os sorrisos em seus rostos traem um momento de pequena felicidade. É um momento raro. A maioria dos cerca de 5,2 milhões de pessoas na região no norte da Etiópia sofre de violência, deslocamento, desnutrição e falta de água potável como resultado do conflito armado com o governo central.
O fotógrafo argentino Eduardo Soteras documenta a situação das crianças em Tigray desde 2020: em campos de refugiados, em hospitais, em centros de recepção para meninas abusadas sexualmente. Também ao coletar lenha e procurar água. E ele fotografa momentos raros como o que mostra o que as crianças de Tigray compartilham com crianças de todo o mundo: a necessidade de poder se envolver de forma pacífica e curiosa com algo que lhes dê alegria.
Veja também as mais lidas do DT
Pelo 23º ano consecutivo, a UNICEF Alemanha realizou o concurso internacional UNICEF Photo of the Year que recompensa o trabalho de fotojornalistas profissionais que representam crianças, as suas personalidades e a situação em que vivem. Para participar do concurso, os fotógrafos devem ser nomeados por um especialista em fotografia de renome internacional.
Todas as fotografias premiadas podem ser encontradas em www.unicef.de/foto
Eduardo Soteras Jalil nasceu em 1975 em Córdoba, Argentina, numa família libanesa. Depois de deixar uma carreira na área de contabilidade, obteve um mestrado em fotojornalismo na Universitat Autonoma de Barcelona e dedicou-se a projetos relacionados com a fotografia em todo o mundo.
Para além dos seus projetos de fotografia, do Tigray à Suíça ou à Faixa de Gaza, Eduardo foi co-fundador da Ruido Photo, na Espanha, e da ActiveStills, em Israel e Territórios Palestinianos. Ele criou uma organização de fotografia participativa chamada ActiveVision.org, e também fundou a escola de fotografia Ruido Formación, em Barcelona. Trabalha atualmente como fotógrafo para a Agence France-Presse.