FT: Derrota do Brasil é fim apropriado para anos de boom econômico

Continua depois da publicidade

 É difícil pensar em uma humilhação maior na história do esporte do que o sete a um para a Alemanha contra o Brasil na semifinal da Copa do mundo. Outros times de futebol perderam por sete a um antes, mas nunca o autoproclamado "país do futebol", o vencedor de cinco Copas do Mundo, o anfitrião e o favorito nas casas de apostas para esse torneio.

Natel Silver, estatístico americano, disse que, com base em rankings antes dos jogos, foi o placar mais inesperado na história da Copa do Mundo.

Simbolicamente, foi um fim apropriado para vários anos de boom econômico do Brasil. Em termos esportivos, porém, foi mais expressivo: o fim da tradição futebolística do Brasil. 

Veja também as mais lidas do DT

Os brasileiros pararam de mostrar dribles e gols bonitos tempos atrás. Precisam agora perceber que seu país precisa adotar um novo estilo, mais europeu, mais alemão. A maioria dos jogadores do Brasil nas Copas recentes jogaram uma partida feia, lenta e defensiva, a exceção de um ou dois gênios, como Romário, Ronaldo ou Neymar.

Em 2004, após o futebol alemão abter o fundo do poço, os técnicos Jürgen Klinsmann e Joachim Löw levaram a uma reivenção da tradição nacional. O resultado foi um "jogo bonito" como o visto na terça-feira, aplaudido no final pelo público brasileiro. O futebol brasileiro também precisa de um novo começo.

Os jogadores brasileiros choraram em campo. A presidente Dilma Rousseff também deve se sentir triste também, à frente das eleições de outubro. Entretanto, não existe historicamente correlação entre o desempenho do Brasil em Copas do Mundo e o desempenho nas eleições no fim do ano. Os torcedores atribuíram à presidente a responsabilidade pelo desperdício e gastos excessivos,; a responsabilidade pela derrota cabe, primeiramente, aos jogadores desanimados do Brasil e ao técnico sem imaginação Felipe Scolari, bem como à tradição ultrapassada do futebol do país.

(Financial Times)

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade