Gilberto Durante, secretário de Bento: “Transformamos a baixa temporada em um período de alto fluxo”

Continua depois da publicidade

Redação do DT

Com crescimento de 25% no número de visitantes em 2015, em relação a 2014, o secretário de Turismo Gilberto Durante atribui os resultados à promoção realizada dentro do Brasil e à alta do dólar. Em entrevista ao DIÁRIO, o secretário falou sobre os resultados de 2015, números do final do ano, eventos que a cidade sediará em 2016, entre outros assuntos. Confira:

DIÁRIO – Gilberto, houve crescimento no número de visitantes e ocupação dos hotéis no período de Natal e Ano Novo em Bento Gonçalves?

Veja também as mais lidas do DT

GILBERTO DURANTE – Fazendo a comparação do ano inteiro com o anterior [2014], no qual recebemos 1,13 milhão de visitantes, em 2015 chegaremos a 1,3 milhão, um crescimento em torno de 29%. Com relação ao final do ano, se considerarmos Natal e Reveillon, mantivemos o padrão do ano passado, com lotação da hotelaria. Não chegamos a fazer o fechamento ainda, mas estimamos um acréscimo de 12% a 15% no número de visitantes devido às cidades vizinhas que recebem os visitantes e estes vêm passar pelo menos um dia aqui.

DIÁRIO – O estado do Rio Grande do Sul enfrentou recentemente um problema relacionado às chuvas. Isso afetou a ida de turistas à Bento Gonçalves?

GILBERTO DURANTE – Não tivemos dificuldades porque somos uma região de serra com uma localização interessante e mesmo com chuvas, a estrutura que temos à disposição, favorecida pelo dólar, tivemos um crescimento no turismo doméstico muito grande. As pessoas que buscam destinos mais tranquilos continuam procurando esta região [da Serra Gaúcha].

DIÁRIO – Qual a importância de eventos como o Vindima para o turismo de Bento Gonçalves?

(Foto: Thinkstock)
Vindima: “evento que oportuniza ao visitante uma experiência única da colheita da uva”(Foto: Thinkstock)

GILBERTO DURANTE – O Vindima é um evento muito importante que oportuniza ao visitante e à comunidade uma experiência única da colheita da uva. São mais de 60 dias com uma programação intensa que envolve fatores turísticos, empreendedores, alguns eventos da prefeitura através da secretaria de Turismo, e experiências variadas envolvendo o período da colheita de uva. O evento começa no dia 14 de janeiro, que acontece a abertura oficial, até o dia 13 de março. Nesse período temos um volume muito grande de eventos interessantes que acontecerão, programas o dia todo envolvendo o dia-a-dia do morador local e do produtor. Muitas experiências durante todos os dias da estação. No ano passado para nós era um período de baixa temporada turística e com o desenvolvimento do evento já transformamos em um período de fluxo turístico bastante interessante.

DIÁRIO – Quais eventos devem contribuir para o turismo de Bento Gonçalves em 2016?

GILBERTO DURANTE – Estamos ampliando o calendário de eventos da cidade e em 2016 teremos sete grandes eventos [que já estão programados]. Iniciamos com a Vindima; teremos o evento de Páscoa, que está e sua terceira edição, o Bento em Páscoa, mais curto, com oito dias; Com sua segunda edição em maio, também com oito dias, teremos a Semana Italiana de Bento. No ano passado comemoramos 140 anos da imigração italiana e criamos este evento específico da cultura italiana; depois teremos o Dia do Vinho, o quarto evento do ano, de 15 dias, envolvendo o final de maio até junho; depois o Bento Sensação, nosso evento de inverno, na alta temporada turística, a valorização do frio, dos vinhos; em seguida a Estação Primavera em Bento; e fechamos o ano com o Natal Bento. Além disso temos diversas feiras que são organizadas pelas entidades. Teremos mais de mil eventos itinerantes, aqueles congressos de diversas áreas específicas, para os quais nos preparamos muito bem.

DIÁRIO – Qual a expectativa para 2016 em relação à capacidade hoteleira, número de visitantes e ocupação de hotéis? Quais medidas serão tomadas para alcançar estes objetivos?

GILBERTO DURANTE – Tivemos um crescimento muito bom em 2015 em relação à 2014, que fechará na casa de 25% em número de visitantes. Foram diversos fatores que contribuíram para este resultado. Participamos de 23 eventos promocionais pelo Brasil todo nas principais capitais e destinos emissores e também fomos beneficiados por algumas questões em termos de destaque nacional e internacional em relação ao turismo e teve a alta do dólar, que fez com que o brasileiro viajasse menos para o exterior e mais para o próprio país. Estes fatores todos contribuíram muito para este crescimento. Para 2016 temos um ano de eleições municipais e esperamos que isso não interfira no nosso projeto e em nosso trabalho. Pretendemos ampliar a divulgação no Mercosul e esperamos um crescimento na casa dos 10%, que para nós estaria muito bom.

https://www.bentogoncalves.rs.gov.br/

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade