(Agências com Edição do DT) O Grupo Pestana acaba de apresentar a melhor proposta para transformação em hotel do edifício histórico da Casa de la Carnicería, em plena Plaza Mayorna, capital espanhola. A proposta apresentada pelo grupo foi considerada a melhor e representará um investimento de aproximadamente 11 milhões de euros. A concorrência foi entre dois grupos espanhois – entre os quais a NH – e o Pestana.
A presença conquistada em Madrid faz parte da prospeção de mercado no país vizinho, onde o Grupo entrou no final de 2013, com uma unidade 4 estrelas, em Barcelona. Com a presença nas 2 principais cidades espanholas, cumpre-se mais um passo do plano de internacionalização e investimento do grupo. “Há muito que tínhamos definido este objetivo, analisamos o mercado em profundidade e estudamos mais de 80 projetos em Madrid. Sabíamos que este dia chegaria”, reforça Roquette.
O projeto de recuperação e transformação da propriedade localizada na Plaza Mayor, respeita os valores arquitetónicos do espaço e valoriza um dos ex-libris do centro histórico da capital espanhola. A Casa de la Carnicería, localizada em plena Plaza Mayor, é uma construção do séc. XVII, usada nessa época para o abastecimento de carne nas lojas de toda a cidade. Com mais de 400 anos, é um edifício com estatuto de Interesse Cultural, desde 1985. A experiência do Grupo Pestana na recuperação de património histórico e adaptação hoteleira deste tipo de edifícios foi um dos critérios importantes e um elemento valorizador da proposta apresentada.
Veja também as mais lidas do DT
A melhoria e transformação da propriedade num hotel com 70 quartos, duas salas, spa e ginásio, pressupõe a criação de 120 postos de trabalho. Durante a fase de exploração no hotel, o maior grupo hoteleiro português prevê contratar cerca de 30 pessoas.
A nova unidade hoteleira do Grupo Pestana tem abertura prevista para 2017, através de uma concessão de 40 anos, prorrogável por períodos sucessivos de 10 anos e um último de cinco, até um tempo máximo de 75 anos.