Para atrair mais viajantes brasileiros, o Grupo Xcaret tem investido nas feiras de turismo e em parceria com agentes e operadores nacionais
Durante o 36º Festival de Turismo Internacional de Gramado – Festuris, o DIÁRIO, conversou com Gustavo Colin, diretor comercial do Grupo Xcaret. Na entrevista, concedida à jornalista Neila Oliveira, o executivo falou sobre a expectativa da rede em atrair mais turistas brasileiros; sobre a importância do mercado nacional para os destinos mexicanos; da participação em feiras e eventos de turismo no Brasil e a parceria com o trade turístico; confira!
Sobre a expectativa do Grupo Xcaret no Brasil em relação a ida dos brasileiros para o México Gustavo destacou que o Brasil é topfive na lista de turistas: “A expectativa é muito grande, porque o mercado brasileiro é importante para nós e está entre os cinco maiores mercados a nível mundial”, destacou. “Estamos contentes com a questão dos vistos, porque os passageiros que chegam aos nossos hotéis são aqueles que possuem vistos americanos ou europeus. Eles também possuem alto poder aquisitivo e não têm problemas para entrar no México por causa de questões migratórias”, pontuou.
Quanto à chegada dos brasileiros, em especial ao Parque Xcaret, Gustavo comenta que possui números que são compartilhados com o governo de Quintana Roo. “Em 2023, foram 19.315 passageiros e até março de 2024, chegamos a 22.476. Isso representa mais ou menos 14% em comparação com o ano passado. Significa que o mercado brasileiro está em franco crescimento”, pontuou.
Últimos investimentos do grupo destacam-se: No hotel Xcaret México são 900 apartamentos, investimentos no parque aquático e discoteca. No Parque, em Cancun, um novo toboganxote, o maior tobogã da América Latina.
Veja também as mais lidas do DT
Rio Grande do Sul
Colin também falou sobre o motivo de escolher o Festuris, no Rio Grande do Sul, para promover seu produto “Primeiro porque é uma terra rica e maravilhosa, com pessoas boas, bonitas e que adoram viajar e que sabem apreciar os valores, a força e os atributos que tem o Caribe Mexicano. É um povo que tem muita vontade de conhecer e sentir o Caribe Mexicano, a cultura, a gastronomia, a festa, o conforto, e paga por isso. Nós gostamos de estar aqui”, explicou.
Sobre as feiras que eles têm participado para captar os hóspedes no Brasil, Colin destaca: “participamos da WTM; da ABAV-SP, do Festuris-RS e estamos participando em eventos em Brasília, Campinas, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza e Manaus”.
Expansão
Quanto aos planos de expansão para outros destinos mexicanos e se o grupo tem outras filiais, ele explica: “Nós estamos na Riviera Maya, pensando em fortalecer e expandir nossos produtos na Riviera Maya. Em julho de 2025, abriremos 900 apartamentos de um dos nossos hotéis no México que deverá complementar e atender nossas necessidades. Estamos fortalecendo nossos parques e agregando valor para que as pessoas tenham vontade de desfrutar ainda mais dos nossos serviços e da nossa cultura mexicana”, explica.
Relação sólida com os agentes de viagens
O executivo também falou sobre como está a relação com as agências de viagens e agentes de turismo brasileiro: “A relação está muito forte, sólida e maravilhosa, está correndo tudo bem e acredito em um grupo de agências muito unido e que entendeu muito bem a mensagem, o que tem nos ajudado muito. Sempre digo e direi que sem Deus, as linhas áreas e as agências não estaríamos no Brasil. Nós trabalhamos por eles, para estarmos juntos deles, brindarmos, tiramos fotos, capacitamos e oferecemos um produto de qualidade para os clientes finais e acertamos em cheio no mercado consumidor brasileiro”, comemora.
Localização
O Parque Xcaret está estrategicamente localizado na Riviera Maya, a 74 km ao sul de Cancun, cerca de uma hora de carro pela rodovia 307.
Esta proximidade com Cancun torna o parque um destino de fácil acesso para aqueles que estão hospedados na cidade ou nas proximidades. Além disso, Playa del Carmen, uma das cidades mais populares da região, fica a meros 6 km de distância do Xcaret, permitindo uma viagem de cerca de 15 minutos de carro.
Entrevista: Neila Oliveira; Transcrição e tradução: Clara Silva; Edição: REDAÇÃO DO DT
LEIA TAMBÉM:
La Casa de la Playa, o novo Hotel boutique da rede Xcaret, é apresentado em São Paulo