Guia Alma do Rio desbanca os guias de banca

Não nego que os guias elaborados pelas editoras especializadas em viagens são importantes e oferecem dicas muito boas sobre os destinos, mas confesso que o “Alma do Rio – The soul of Rio” da carioca Cynthia Howlett passou dos limites. Dos bons limites.

Por Paulo Atzingen

O livro é um manifesto de amor à Cidade Maravilhosa. Bilíngue (português-inglês) descreve mais de 20 bairros e quase uma centena de pontos turísticos do Rio de Janeiro de forma leve, escritos como um  diário, pouco usual e oposto aos guias tradicionais. A autora fala como carioca não somente para os turistas, mas também para o morador da cidade: “O Rio é uma cidade com alma. Uma cidade que se expressa, que tem opinião própria. Suas ruas falam, e é preciso ouvi-las para ser carioca; é preciso participar de suas histórias. Uma cidade feminina, uma cidade com forma de mulher, sensual, sedutora…”, escreve.

A segunda edição do Alma do Rio é da  Réptil Editora tem a coordenação editorial de Luiza Figueira de Mello e a produção editorial de Amanda Meirinho. O prefácio é assinado por Joaquim Ferreira dos Santos.

Mergulha e contextualiza

Além de descrever os bairros, pontos turísticos; apresentar os serviços como restaurantes, shoppings, bares e tudo o mais que compõem a cesta de um visitante, o roteiro do guia mergulha na história da cidade e mais do que apenas citar, contextualiza nomes que marcaram época em sua cultura, andaram por suas ruas: Carlos Drummond de Andrade ao associá-lo a Copacabana; Vila Isabel ao associá-lo a Noel Rosa; São Conrado ao associá-lo ao arquiteto Oscar Niemeyer , que desenhou o desativado  Hotel Nacional, e a Barra da Tijuca associa-se ao urbanista Lúcio Costa que assinou o plano piloto nos idos de 1967. E claro, Ipanema e sua relação umbilical com a dupla Vinícius de Moraes e Tom Jobim.

Beco das Garrafas

As indicações para restaurantes é de um alto refinamento; vejam: “O Lá Fiducia é tipico restaurante fino italiano, no qual podemos harmonizar pratos como o penne all’arrabiata com rótulos escolhidos entre as mais de duzentas opções (são mais de 1500 garrafas). Tudo isso ao som de um piano ao vivo. A casa fica ao do lendário Beco das Garrafas, na rua Duvivier, onde surgiu a bossa nova e onde foram realizados shows memoráveis nos anos 1060, de bambas como Nara Leão, Dorival Caymmi e Elizeth Cardoso,” descreve a autora.

Outro traço que destoa o Alma do Rio dos guias de bancas e de consumo rápido é que a autora, que é carnavalesca, aponta  lugares pouco comuns para o turismo convencional como por exemplo o bairro de Madureira onde se erguem duas grandes escolas de samba do Rio de Janeiro: Portela e Império Serrano.

Sem superficialidades

Em papel pré-reciclado, com inúmeras aquarelas no lugar daquelas imagens fotoshopadas o guia é autêntico e escrito em primeira pessoa: “Gostaria de mostrar o Rio na sua essência, o que é ser carioca de verdade”, essas palavras são muito sinceras e estabelecem uma relação muito próxima com o leitor, muito mais intensa àquela  oferecida por guias e revistas de turismo especializados em superficialidades.

E como eu disse lá no começo. Este guia-livro-diário passou dos limites. Como o próprio Rio de Janeiro que passa dos limites com sua overdose de beleza natural e com um povo autêntico, alegre, brasileiramente lindo e em sua essência, ilimitado.

Serviço:

ALMA DO RIO – The Soul of Rio

Autores: Cynthia Howlett, Rita Capell e Rachel Almeida

Reptil Editora Ltda

280 páginas – Preço Sugerido: R$ 50,00

2ª Edição – 2016

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


    Mais recentes

    Governo do Guarujá refuta erro em notícia que anuncia restrição hoteleira após reclassificação do Plano SP

    Conforme anunciado pelo Governo de São Paulo e veiculado pelo DIÁRIO, no último dia 30 de novembro, o poder público estadual fez uma reclassificação...

    Arquitetos e historiadores apoiam abaixo-assinado contra privatização do Ginásio do Ibirapuera

    Um abaixo-assinado contra o Projeto de Concessão do Governo do Estado para os equipamentos do Ginásio do Ibirapuera e do Conjunto Desportivo "Constâncio Vaz...

    GOL realiza voo institucional com executivos e colaboradores em seu Boeing 737 MAX

    A GOL realizou nesta quinta-feira (3/12) mais uma etapa importante para o retorno do Boeing 737 MAX à operação: um voo institucional para executivos...

    Com protocolos minuciosos, Feira de Turismo e Negócios do Festival das Cataratas é aberta aos participantes

    Para o idealizador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli, cuidado com a saúde e expansão da tecnologia são conquistas das feiras neste período POR ZAQUEU...

    Azul apresenta sua aeronave Ararinha Azul, em Viracopos (Veja Vídeo)

    A aeronave Ararinha Azul da Azul Linhas Aéreas foi apresentada nesta quinta-feira (3) em Viracopos no centro de manutenção da companhia, ao lado do...

    Em solenidade de abertura, 15º Festival das Cataratas destaca a retomada do turismo no Brasil

    “Estamos no momento da retomada, da esperança”, afirmou o idealizador e organizador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli POR ZAQUEU RODRIGUES O Festival de Turismo das...

    Relacionadas

    Open chat