Por Marcelo Villas Bôas, repórter do DIÁRIO (de Punta Arenas)*
Guilhermo Correa, presidente da Associação Chilena de Empresas de Turismo (Achet) abriu, na noite deste sábado (3), a 38ª edição do Congresso Achet, que, depois de 20 anos, retorna a Punta Arenas (Chile), especificamente na Reserva Nacional Magallanes, entre os dias 3 e 5 de setembro.
A cerimônia inaugural aconteceu no Centro de Visitantes do Parque do Estreito de Magalhães e reuniu várias autoridades do turismo chileno, entre elas, Guilherme Correa Sanfuentes, presidente da Achet e Javiera Montez Cruz, sub-secretária de Turismo do Chile.
Veja também as mais lidas do DT
Durante a abertura, Guilermo Correa, afirmou que, com o congresso, espera aumentar o fluxo de turistas à região “através do diálogo com mais de 200 congressistas e profissionais da área”.
Tendo o turismo como um dos principais setores de desenvolvimento e grande formador de empregos no país, o presidente acredita no recente Plano Nacional de Turismo Sustentável para o desenvolvimento chileno.
Javiera Montes, subsecretária de Turismo do Chile, falou a abertura citando diversos dados sobre o setor em âmbito nacional – com destaque para a queda de turistas brasileiros no país – destacando diversas vezes a importância da parceria público-privada para o desenvolvimento turístico chileno. “Nós temos que fazer do turismo a melhor indústria para o país”, acentuou.
Aula Aberta
No domingo (4), os congressistas, cerca de 180 pessoas, divididas em dois grupos viajam a de Punta Arenas a Puerto Willians, que pela primeira vez receberá simultaneamente quase duas centenas de visitantes do turismo em uma “aula aberta”. Dentre a programação contam a visita ao Parque Etnobotânico Omora e a visita ao povoado de Puerto Willians considerado o aglomerado urbano mais austral do planeta.
* O repórter Marcelo Villas Boas viajou a Punta Arenas convidado pela Associação Chilena de Empresas de Turismo (Achet