Hamburgo ganhará complexo cultural no próximo ano

Continua depois da publicidade

(Edição do DIÁRIO com agências)

Uma das cidades alemãs que mais atraem visitantes brasileiros, Hamburgo se prepara para ganhar mais uma atração. A informação é da diretora para a América do Sul do DZT – Centro de Turismo Alemão, Margaret Grantham. A cidade, localizada às margens do Elba, irá inaugurar, no distrito de Hafen City, em 11 e 12 de janeiro de 2017, mais um complexo cultural: o imponente Elbphilharmonie Hamburgo.

Projetado pelos arquitetos do escritório suíço Herzog & de Meuron, o edifício com fachada de vidro assemelha-se a um dos gigantescos navios que navegam diariamente pelas águas geladas do Mar do Norte e foi erguido sobre um armazém histórico. Apoiado por 1,7 mil estacas de concreto armado, abriga três salas de concerto, um hotel, 45 apartamentos particulares e a Plaza, área de visualização pública com vista de 360°.

Veja também as mais lidas do DT

O destaque do projeto é a sala principal de concertos, a Grand Hall, isolada do resto do edifício por razões de sonorização. Situada a uma altura de 50 metros acima do nível do solo no histórico porto de Hamburgo, tem capacidade para 2,1 mil pessoas e acolhe um potente órgão alemão, cuja sonoridade é particularmente ideal para obras do século 19, bem como atende os requisitos da música contemporânea. Em termos de visualização das futuras atrações do espaço – estão previstos cerca de 650 concertos anuais –, todos os assentos da plateia foram distribuídos ao redor do palco (em todos os lados), lembrando, nessa disposição, a um terraço de cultivo de uvas. Seja qual for a poltrona ocupada, tem-se uma visão panorâmica do palco e excelente experiência de audição de todos os lugares.

O Elbphilharmonie Hamburgo vem sendo apontado, desde já, como um marco arquitetônico, em relação à arquitetura e música. Para exemplificar a expectativa que se tem em relação à inauguração, cerca de 180 mil pessoas de todos os cantos do globo já entraram no sorteio para ganhar dois dos mil ingressos para os concertos de abertura.

Após a inauguração o espaço receberá, durante três semanas, as 15 melhores orquestras do mundo. Entre elas, Sinfônica de Chicago e a Filarmônica de Viena. Ainda em janeiro, dia 24, o violoncelista Yo-Yo Ma se apresentará ao lado da pianista Kathryn Stott. No repertório, sonatas de Bach, Shostakovich e Debussy. Ao todo, a sala de concertos irá acolher mais de 300 eventos no primeiro semestre de 2017.

Mais informações e compra de ingressos em www.elbphilharmonie.de/en/how-to-book e www.elbphilharmonie.com

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade