HFN – Hotel & Food Nordeste celebra o êxito da 2ª edição e anuncia data para 2020

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O Centro de Convenções de Pernambuco recebeu entre os dias 6 e 8 de novembro a 2ª edição da HFN – Hotel & Food Nordeste. Com o intuito de promover um grande encontro entre compradores e fornecedores, a feira recebeu mais de 11 mil visitantes com 15 caravanas de todo o Nordeste além de uma caravana de todo o Brasil da FBHA, e crescimento de 30% no impacto econômico em relação ao ano anterior, chegando na casa dos R$ 325 milhões.

EDIÇÃO DO DIÁRIO

A HFN foi realizada pela Insight Feiras & Negócios com a Abrasel em Pernambuco e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco (ABIH-PE), com patrocínio ouro da CNC, patrocínio prata do Banco do Nordeste, patrocínio bronze da Prefeitura do Recife e patrocínio apoio do PagSeguro, além de apoio institucional do Sebrae e do Governo de Pernambuco. A feira contemplou os principais fornecedores de equipamentos, serviços, tecnologia e contou com 11 projetos paralelos como o Cozinha Empreendedora, o Café com Especialista, e o Investe Turismo.

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“Circulei pela feira e fui parado diversas vezes pelas pessoas para parabenizar a organização, a qualidade dos expositores e das palestras. Nós estamos colocando conhecimento em todo lugar, para onde o visitante for encontrará uma chuva de informações, de tecnologia e modernidade para o setor. O balanço geral que podemos fazer é que foi sucesso garantido. O presidente da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS), Alexandre Sampaio já nos garantiu o apoio da CNC para o próximo ano, pois o evento conseguiu extrapolar todas as expectativas”, celebrou Eduardo Cavalcanti, presidente da ABIH.

Em comparação à edição passada, a HFN apresentou incremento de 56% no número de expositores, aumentando de 160 em 2018 para 250 este ano. Além da feira em si, foram realizadas palestras, workshops e debates sobre as principais tendências do setor e, especialmente, sobre as variadas maneiras que a tecnologia pode ser aproveitada por esses negócios.

“Nós superamos todas as melhores expectativas. Tivemos mais de 15 caravanas nos visitando e isso se deve, especialmente, ao fato de termos investido nas áreas de conteúdo e experiências”, afirmou a sócia-diretora da Insight Feiras & Negócios, Tatiana Menezes.

Entre os expositores da segunda edição da feira, destaque para a Pan Cristal, empresa do ramo da panificação que apresentou sua nova linha de pães, bolos, sopas e caldinhos; a Tomasi com equipamentos para alimentação e refrigeração fábrica; a Harus com soluções para hospitalidade nos setores de alimentação e hotelaria e a MetVisa com a apresentação de uma extensa linha de equipamentos para lanchonetes, bares, restaurantes e hotéis.

Para Fred Bringel, diretor da Padeirão, um dos expositores do evento, a feira foi extremamente proveitosa: “Acho que essa edição surpreendeu muito. Eu, particularmente, esperava uma boa feira, mas foi mais além. Trouxe dois fornecedores de São Paulo e disse que iriam conhecer uma feira regional, pequena, mas eles chegaram aqui e ficaram surpresos porque para uma feira local está fantástica! Super organizada. Todos os responsáveis estão de parabéns!”.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado, fizemos ótimos negócios. Temos vários clientes no Nordeste e, especialmente, no Recife que acaba sendo a capital comercial de tudo que acontece na região, então a feira foi realmente muito interessante”, comentou Juan Pitach, diretor da Productos Churruca.

A programação deste ano da HFN contou com 79 palestras, divididas em sete espaços. O Padaria do Amanhã, projeto idealizado pela arquiteta Dani Figueirôa, trouxe tendências de pães, confeitarias, além de apresentação e degustação de produtos. Já o Gourmet Experience, apresentou programação diversa sobre tópicos como delivery, treinamento de equipe e uso da tecnologia a serviço da gastronomia. O Hotel Cor, projeto da arquiteta Luciana Raposo, exibiu 170 m² de soluções em arquitetura e sustentabilidade.

Luciana destaca a importância da HFN como espaço de troca entre profissionais: “Para mim, o balanço está sendo extremamente positivo porque foram dois momentos muito importantes, o de construção desse espaço com os mais de 20 parceiros que nos acompanharam e o evento em si. Quem nos visitou veio realmente procurando aquilo que nós tínhamos para oferecer que é conceito e aplicabilidade de tudo que nós discutimos nas palestras. Trocamos muitas ideias com fornecedores, empresários aqui da nossa região e eles realmente estão buscando hotéis mais sustentáveis, mais acolhedores de acordo com as leis de acessibilidade e gestão ambiental”.

“Gostei muito da feira, vi muita inovação, desde a montagem até os conteúdos abordados nas palestras. Com certeza as empresas devem participar de um evento desse porte”, pontuou César Lima, CEO da Relp! Aceleradora e um dos palestrantes da HFN.

No estande Confeitar, comandado pela chef Anna Corinna, foram realizados três workshops diários de confeitaria com grandes nomes da região Nordeste, que apresentaram tendências da confeitaria atual.

“Estou encantada, a feira foi brilhante, todos os espaços estavam lotados e com fila de espera. Os profissionais que vieram ficaram impressionados com a organização, com o retorno do público. O Confeitar foi um sucesso, estou super grata pela oportunidade e pensando muito no próximo ano que vem com tudo”, comentou Anna.

A Rappi, empresa de delivery com projeções de alcançar o patamar de maior da América Latina em 2021, marcou presença pela primeira vez na HFN. O gerente nacional da rede, Durval Cassettari, falou sobre a experiência: “para Rappi como um todo foi muito interessante. Fizemos ótimos contatos ao longo dos dias e fechamos alguns negócios muito interessantes. É um público muito aderente, tanto o público em geral que vem aqui para entender como funciona até os donos de restaurantes. Recomendo demais o evento. É muito bacana”.

“A HFN foi muito produtiva e teve um retorno super positivo. Conseguimos muitos novos negócios com cidades vizinhas e, além disso, apresentamos nosso novo portfólio de produtos, o que nos ajudou a perceber que os clientes responderam bem a essa nossa linha 2019”, destacou Jéssica Dutra, da Realgem’s.

O projeto Ilha de Bebidas reuniu 20 fornecedores de cervejas artesanais, cachaças e vinhos em rodadas de negócios com hotéis, bares e restaurantes. A iniciativa do Sebrae foi destacada por André Araújo, presidente da ABRASEL: “A grande tendência do setor hoteleiro é a incorporação do uso da tecnologia para se desenvolver no mercado e, dentro desse contexto, o Sebrae merece destaque por promover incentivo aos micro e pequenos empreendedores que seguem na busca por essa renovação”.

A sócia-diretora da Insight Feiras & Negócios, Carol Baía, fala sobre como o processo de organização é importante para o sucesso da HFN e quais são as expectativas para a 3ª edição. Para ela, “nosso diferencial é que sempre nos interessamos em saber no que podemos melhorar. Para o próximo ano trabalharemos ainda mais na setorização entre os ramos de padaria, confeitaria e food service no geral. Alguns clientes já manifestaram interesse em expor no próximo ano e já estamos nos preparando”.

“Por mais que a economia do Brasil esteja balançada, a feira, o aumento no número de visitantes e a grande quantidade de negociações feitas por aqui nos surpreendeu muito positivamente”, concluiu Rodrigo da Fonte, um dos diretores da HFN.

Na última noite de feira, os organizadores da feira foram homenageados pelos veículos de comunicação ligados ao setor hoteleiro o hotelnews, o Hotelier News, a Hotelaria e o Guia GPHR, além dos organizadores dos espaços Hotel Cor e FHAN com o apoio da ABIH-PE. A HFN já tem terceira edição confirmada para 2020. O evento deve acontecer entre os dias 4 e 6 de novembro, com expectativa de acréscimo nos números de visitantes e expositores.

Site: www.hfne.com.br

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