Hotel & Food Nordeste movimenta setor de hospedagem e alimentação

A HFN – Hotel & Food Nordeste acontece entre os dias 6 e 8 de novembro, no Centro de Convenções de Pernambuco. O evento reúne compradores e fornecedores de serviços, tecnologia e produtos aos meios de hospedagem, alimentação, padarias, confeitarias e similares da região. A segunda edição do evento traz 11 eventos de conteúdo e a expectativa da organização é superar os 11 mil visitantes. Entre as novidades deste ano está a Cozinha Empreendedora, o Confeitar, um workshop de confeitaria realizado por Anna Corinna, e a estreia do segmento de panificação com a Padaria do Amanhã.

EDIÇÃO DO DIÁRIO

A Cozinha Empreendedora contempla três oficinas por dia com uma hora de duração sobre empreendedorismo, dicas de cortes e de churrasco. Já a Padaria do Amanhã trará as tendências de pães e confeitaria com apresentação de produtos, degustação e oficinas. Ainda no setor de alimentação, o Gourmet Experience compreende seis painéis sobre questões como delivery, contratação e treinamento de equipe, além do uso da tecnologia a serviço da gastronomia. As palestras têm início sempre às 16h.

Na Ilha de Bebidas, 20 fornecedores de cerveja artesanal, café especial, vinho e cachaça participam de rodadas de negócios com hotéis, bares, restaurantes e similares. O Café com especialista será uma cafeteria modelo com cafés especiais onde haverá concursos de baristas, TNT (desenho feito com leite no espresso) e workshops. Será apresentada também a ASCAPE – Associação das cafeterias de café especial de Pernambuco – com inscrições abertas para novos associados.

Pizza Maker & Down é um concurso de Pizzaiolos do Nordeste que conta com a participação de profissionais e alunos com síndrome de Down. O projeto tem a coordenação da Chef Erilene Monteiro, considerada uma das melhores Pizzaiolas do Brasil, premiada por cinco anos consecutivos com o prêmio Excelência e Qualidade Brasil.

No segmento de hotelaria, o evento mais aguardado é o FHAN – Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste, uma realização da ABIH-PE com curadoria do Hotelier News. O encontro conta ainda com o apoio da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, da Prefeitura do Recife e do Governo de Pernambuco. Serão apresentadas e discutidas tendências, além de cases e dos principais desafios enfrentados pelos gestores de meios de hospedagem e do setor alimentício.

Investe Turismo é um programa do SEBRAE e Ministério do Turismo voltado à ampliação da comercialização e da competitividade das empresas e de seus produtos turísticos com conteúdo gratuito e de qualidade para os visitantes dos setores de hospedagem e alimentação na feira HFN.

No Hotel Cor, com projeto da arquiteta Luciana Raposo, serão 230 m² com soluções de arquitetura e sustentabilidade. O projeto prevê ambientes internos e externos em meios de hospedagem e alimentação fora do lar. Serão expostas tendências, materiais construtivos e de decoração, equipamentos e tecnologias que garantam a estética, funcionalidade, acessibilidade e sustentabilidade em hotelaria, bares e restaurantes.

E para trazer muitas inovações acontece o Startup HFN em que startups apresentarão inovações, tecnologias e conteúdo especializado para o setor de alimentação, hospedagem e padarias.

EXPOSITORES – O evento é o encontro de fornecedores de ingredientes, suprimentos, alimentos e bebidas, equipamentos, softwares, mobiliário, cama, mesa e banho, translado, entretenimento, mão-de-obra qualificada até compradores do setor de hotelaria (hotéis, motéis, pousadas, resorts etc) e do setor de food service (catering, restaurantes, lanchonetes, bares, padarias, pizzarias, cafeterias e outros agentes que oferecem refeições fora do lar).

De acordo com a diretora comercial da HFN, Carol Baía, são 250 marcas expositoras. “A feira cresceu mais de 30% e está com um mix de produtos bem variado. Tivemos também um crescimento no pré-credenciamento de 40%”, afirma.

DIFERENCIAL – Mais de 15 caravanas de todos os estados do Nordeste estão confirmadas. “A feira é o grande encontro do setor, mas gostamos de dizer que não dura só três dias. A HFN nasceu com um conceito diferenciado ao apostar na plataforma de marketing digital, o que faz com que dure 365 dias pelos canais da internet”, comenta Tatiana Menezes, diretora da HFN.

Só em 2019 foram mais de 500 leads de venda antes da feira acontecer. “Além disso, agregamos outros produtos como o RoadShow HFN, evento itinerante que impactou mais de 1,6 mil gestores do setor de hospedagem e alimentação em 15 dias, seis estados, sete cidades e 3.745 km² percorridos levando muita transformação digital”, completa Tatiana.

Proporcionar conteúdo e experiência é a grande motivação dos organizadores da HFN. “O setor precisa desses momentos em que paramos para nos atualizar, discutir sobre as tendências, conhecer melhores práticas, novas tecnologias através de muito conteúdo. Participar de um evento como a HFN nos deixa mais preparados para enfrentar os desafios diários como a questão do óleo nas praias em que a iniciativa privada se uniu e com a ajuda da população conseguiu contornar a situação”, reflete o presidente da ABIH-PE, Eduardo Cavalcanti.

De acordo com o presidente da Abrasel em Pernambuco, André Araújo, essa troca de experiências e o conteúdo rico da programação fazem o diferencial da HFN. “Hoje os empresários do setor de alimentação precisam ter a consciência de que é preciso investir em tecnologia. Temos observado que aqueles que não se adaptam ao digital tendem a fechar o negócio. Por isso, queremos que todos conheçam as tendências no delivery, na gastronomia 4.0, na entrega por drones, nas lojas autonômas, no uso da internet das coisas nos equipamentos de cozinha e muito mais”, arremata.

EVENTO – A HFN está em sua segunda edição e é realizada pela Insight Feiras & Negócios com a Abrasel em Pernambuco e a ABIH-PE com patrocínio ouro da CNC, patrocínio bronze da Prefeitura do Recife e apoio do PagSeguro. A feira contempla os principais fornecedores de equipamentos, serviços, tecnologia e produtos de hospedagem, food service, padarias e similares.

Outras informações e credenciamento em www.hfne.com.br

Avatar
Redaçãohttps://www.diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Prefeitura de Salvador dá 40% de desconto do IPTU para hotéis até 2023

Diante da crise provocada pela pandemia, o prefeito de Salvador, ACM Neto, anunciou, nesta quinta-feira (6), medidas tributárias e fiscais de incentivo à economia,...

ABEOC faz nota repúdio e exige de governos data de retorno dos eventos

A presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos - ABEOC - Fátima Thereza Facuri Leirinha, acaba de divulgar uma nota de repúdio à...

Hplus Hotelaria anuncia retomada de suas atividades em Brasília

A Hplus Hotelaria já obteve o selo de Turismo Responsável e  posiciona-se como referência em hospedagem segura e confiável em meio à pandemia EDIÇÃO DO...

Campanha tenta impedir fechamento do restaurante Itamarati, no centro de São Paulo

Desde 1940, advogados, juízes, políticos e diversas autoridades apreciam o bolinho de bacalhau e a empada do Itamarati, restaurante em frente à Faculdade de...

Webinar denuncia: “golfinhos criados em cativeiro vivem menos”

O biólogo e professor do Instituto de Biociências da Unesp, Mario Rollo apresentou na noite desta quarta-feira (5) o Webinar: “Atrações com golfinhos e a...

Embraer tem prejuízo de R$ 1,68 bilhão no segundo trimestre

A fabricante de aeronaves Embraer encerrou o segundo trimestre com prejuízo líquido atribuído aos sócios da controladora de R$ 1,68 bilhão, comparável a lucro...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias

Open chat