Marca ibis revolucionou as viagens internacionais’, afirma Olivier Hick, COO da Accor Brasil na divisão Premium, Midscale & Economy
Por Zaqueu Rodrigues (Colaboração para o DT)
Em 1974, com o propósito de democratizar a hotelaria, a Accor Hotels inaugurou, na cidade francesa Bordeaux, o primeiro hotel da marca ibis. O empreendimento abriu as portas fundamentado em três pilares: preço baixo, inovação e qualidade. “O ibis foi a primeira marca de hotel na Europa a tornar uma estadia confortável e de alta qualidade acessível a todos”, diz Olivier Hick, COO da Accor Brasil na divisão Premium, Midscale & Economy.
O nome ibis nasceu de um desafio interno promovido por Paul Dubrule e Gérard Pelisson, cofundadores da Accor Hotels. “Foi através do Yves Paulmier, chefe do primeiro hotel, que surgiu o nome ibis, que transmite perfeitamente a simplicidade da marca: quatro letras, duas formadas por uma única linha, dois pontos, duas estrelas e um nome fácil de falar em qualquer idioma”, conta Olivier.
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Ritmo acelerado
O executivo observa que o novo hotel 2 estrelas é um marco na história da hotelaria. “A marca ibis democratizou as viagens, apresentando a hospitalidade econômica ao mundo – provando que os hotéis poderiam atender aos hóspedes com qualidade padronizada, excelente design, consistência e confiabilidade. A rede ibis cresceu em ritmo acelerado como pioneira da padronização de qualidade, revolucionando as viagens internacionais”.
Em 2012, mirando as novas gerações de viajantes, a marca ibis foi renovada e ampliada. Desde então a família ibis é formada por três marcas: ibis, ibis Styles e ibis budget. Juntas, somam 2.500 hotéis presentes em 79 países. “As 3 marcas estão unidas pelo espírito ibis de acessibilidade, conveniência e conforto, atendendo as necessidades e as demandas únicas de seus respectivos públicos”.
Pioneira
Nas Américas, a família ibis conta com mais de 300 hotéis, sendo 240 no Brasil. O primeiro hotel ibis no Brasil foi o ibis Fortaleza, inaugurado em 1990. “Hoje, a marca ibis é a mais lembrada e reconhecida pelos viajantes brasileiros. Ela foi pioneira no Brasil, trazendo um novo conceito de hotelaria econômica: apartamentos menores e extremamente confortáveis e adaptados ao que os clientes precisam”, conceitua Olivier.
A marca ibis renovou a experiência do hóspede e foi precursora em oferecer quartos com frigobar abastecido com itens adquiridos em um bar com snacks e bebidas aberto 24 horas.
A marca também ampliou o conforto dos hóspedes ao lançar a Sweet BedTM, primeira cama criada por uma marca de hotéis econômicos, hoje utilizada em todos os hotéis ibis no mundo.
Expansão
Aos 50 anos, a marca lidera a expansão da Accor. “A marca ibis é reconhecida globalmente, o que contribui fortemente para conversões de hotéis independentes em franquias. Através dessa estratégia, impulsionamos cada vez mais o desenvolvimento do nosso portfólio e otimizamos a rentabilidade dos nossos hotéis com foco nos investidores”, ressalta Olivier.
A marca ibis se destaca por sua juventude e o espírito acolhedor de hospitalidade, conectando-se com seus hóspedes e a sociedade de forma autêntica e inspiradora, aponta Olivier. “Os ambientes sociais e o lobby dos hotéis são abertos a todos e refletem a sua leveza em diversos aspectos, desde o design moderno e convidativo até as experiências e a acessibilidade”.
Para Olivier, a marca “reflete a adaptabilidade e inovação do produto em acompanhar as tendências do futuro e dos hóspedes, sempre atenta às necessidades de todos os tipos de viajantes – o que garantiu e manteve a marca relevante e competitiva no mercado por todos esses anos”.
Experiências
Para atender às novas demandas dos viajantes, a marca investe nas experiências dentro dos hotéis, oferecendo shows musicais, bares e restaurantes e ativações.
Em 2019 lançau o conceito ibis MUSIC, que apresenta, nos lobbys dos hotéis, shows de música ao vivo de artistas locais.
“Os hotéis ibis também contam com restaurantes exclusivos como o ibis Kitchen, a pizzaria artesanal Sponta, o restaurante de comida peruana Q Ceviche!, além do bar u!mano, que oferece drinks clássicos e contemporâneos, porções, lanches e opções grab & go”, diz Olivier.
A marca ibis também investe na valorização das histórias e vivências singulares dos destinos, transformando seus hotéis em espaços de cultura e aprendizado. “A localização é um item importante não somente pela acessibilidade, mas também para potencializar novas descobertas”.
Plano para todos
Para comemorar os 50 anos da marca ibis, a Accor lançará um robusto plano de comunicação direcionado a todos os públicos: “viajantes, colaboradores, parceiros, clientes corporativos, hóspedes e associados do programa de fidelidade ALL Accor Live Limitless”, adianta Olivier.
“O ibis democratizou as viagens por 50 anos e hoje é a marca líder global de hotéis econômicos. Queremos continuar desbravando novos caminhos, com o objetivo de expandir nossa presença em novos mercados em 2024. Além disso, marcamos o 50º aniversário da marca com a abertura até o final do ano do ibis Styles Reykjavik Mulim, na Islândia, 80º país em que a marca está presente”.
Juntas, as marcas ibis, ibis Styles e ibis budget oferecem estadas em locais centrais e urbanos em todo o mundo, com quase 1.700 hotéis na Europa, mais de 300 hotéis nas Américas, mais de 330 na Grande China e mais de 250 no Oriente Médio e Ásia-Pacífico.
Perfis da Família ibis
O ibis oferece hospitalidade com espaços sociais vibrantes, utilizando a música como paixão para conectar as pessoas. Novos conceitos de design estão sendo lançados em todo o mundo, dando vida à visão da marca de design acessível, confortável e social.
O ibis Styles oferece hospitalidade criativa e flexível através de seus produtos e serviços para inspirar os hóspedes. O ibis Styles, cada um com seu próprio tema, tem mais de 640 locais e mais de 640 designs em todo o mundo. No Brasil, são mais de 40 hotéis.
ibis budget, uma oferta simples de uma estada inteligente e confortável, comprometida com um preço acessível e confiável. Hotéis oferecem funcionalidade e autonomia com localização excelente em todos os tipos de cidade. Possui o esporte urbano como seu pilar de marca, incentivando o cliente a continuar a prática de bem-estar.