Inauguração do novo aeroporto de Berlim programado para outubro deste ano

O novo aeroporto de Berlim, Willy Brandt, está programado para a sua abertura em outubro desse ano. O desenvolvimento do Berlim-Brandemburgo – ou BER, sigla para o novo aeroporto, acontece em etapas e contará com ligações internacionais e trará conexão com a malha rodoviária e ferroviária da capital da Alemanha.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências internacionais


Com 35,65 milhões de passageiros em 2019, Berlim é o terceiro maior aeroporto da Alemanha.

Dados objetivos sobre o novo aeroporto:

 

  • O novo aeroporto Berlim-Brandemburgo recebeu o código IATA BER.
  • O Aeroporto de Schönefeld será expandido em uma área de 970 hectares, como parte da expansão do Aeroporto de Brandemburgo em Berlim. O novo aeroporto totalizará 1.470 hectares, o que corresponde a cerca de 2.000 campos de futebol.
  • Aeroporto Midfield: O novo Terminal Building 1 está localizado entre duas pistas paralelas que podem ser operadas independentemente uma da outra devido à distância lateral de 1.900 metros. 
  • Com suas fachadas estruturadas e formas geométricas claras, o terminal pega elementos arquitetônicos de Schinkel até a Bauhaus.
  • Pista norte: a pista existente no aeroporto de Schönefeld se tornará a pista norte da BER e foi ampliada de 3.000 para 3.600 metros.
  • Pista sul: o aeroporto Brandemburgo-Berlim possui uma nova pista com 4.000 metros de comprimento e 60 metros de largura.
  • Taxiways: Um sistema flexível de taxiway garante o alto desempenho do novo aeroporto.
  • O terminal 1 possui 16 pontes de embarque de passageiros no píer principal na versão inicial. Outras nove pontes estão localizadas no Pier South. No North Pier, os aviões podem ser alcançados através de embarque a pé.
  • O Aeroporto Berlim-Brandemburgo possui 85 posições de estacionamento de aeronaves no início. No momento, estão sendo planejados mais 15 estandes para comissionamento em 2020. Além disso, 30 posições adicionais estão disponíveis no BER-Nord (SXF).
  • Desde outubro de 2011, o regulamento do voo noturno para o Aeroporto Brandemburgo-Berlim foi confirmado pelo Tribunal Administrativo Federal em última instância.

 

O novo aeroporto de Berlim Brandemburgo recebeu o código IATA BER. (Crédito: BER)

EXPECTATIVAS

Depois que a pandemia global do Covid-19 paralisou totalmente o tráfego aéreo, agora há sinais claros de uma recuperação. A partir de meados de junho, o número de conexões regulares de Berlim aumentou para 40. Um mês depois, em julho, já haverá 100 conexões oferecidas. É provável que o número de passageiros diários mais que duplique em julho, dos cerca de 3000 existentes no momento. Até 20 mil passageiros são esperados no final de julho. Uma razão crucial para o aumento significativo no número de conexões é que restrições de viagens serão levantadas a partir de meados de junho.

As companhias aéreas que estão reiniciando gradualmente suas operações de voo incluem a companhia aérea britânica easyJet, que tem sua maior localização fora do Reino Unido em Berlim e é líder de mercado na região da capital. Em 2 de junho, a easyJet anunciou que as operações recomeçariam no final de junho. Mais vôos são esperados no final de julho. A Ryanair aumentou suas operações de voo a partir de 21 de junho, com um aumento adicional em julho. Outras companhias aéreas anunciaram o renascimento de seus serviços de Berlim, incluindo Turkish Airlines, Wizz Air, KLM, Air France e Qatar Airways. A Lufthansa expandirá seu serviço atual e,

Diante disso, é concebível que o tráfego aéreo recupere novamente e que seja esperado um número significativamente maior de aeronaves e passageiros nas próximas semanas. No entanto, as regras mais rígidas de distância e conduta para passageiros e funcionários nos aeroportos permanecem em vigor; é necessário significativamente mais espaço.

Para poder organizar o aumento do tráfego aéreo de maneira operacionalmente confiável e segura até a entrada em operação do BER, o Aeroporto de Tegel permanecerá operando como o planejado até 8 de novembro de 2020.

 

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

GOL lança check-in por WhatsApp

A GOL Linhas Aéreas acaba de anunciar que disponibiliza nesta sexta-feira (3), novas funcionalidades em seu atendimento via WhatsApp, dando um primeiro passo para...

Rio Othon Palace otimiza quartos para oferecer serviço de Room-Office

O Rio Othon Palace otimizou parte dos seus quartos para oferecer o serviço de Room-Office a sua clientela corporativa. EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências A iniciativa...

Selo Turismo Responsável dá tranquilidade aos hóspedes na rede Bourbon

Os protocolos de higiene e segurança adotadoS nos hotéis resgatam a confiança do hóspede no retorno aos empreendimentos e aos seus dias de relax....

Comércio e Serviços de SP poderão abrir por 6 horas, em 4 dias úteis

O governo de São Paulo vai dar uma segunda opção de funcionamento para os estabelecimentos comerciais autorizados a operar nas regiões do estado que...

Costa Cruzeiros mantém paralisação global até 15 de agosto de 2020

A Costa Cruzeiros acaba de anunciar que estende a pausa voluntária de suas operações globais até o dia 15 de agosto de 2020 e...

Nasci há 10 mil anos atrás – por Werner Schumacher*

Como diria o Mestre Seixas, não é a minha praia, mas a canção te leva a cantá-la e reconheço isto, assim como acabo muitas...

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias