Inbal Blanc e Otávio Novo falam de seu livro “Gestão de Qualidade e de Crises em Negócios no Turismo” 

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RETRO 2018 – Publicado dia 30 de setembro

Segundo o relatório de competitividade no turismo do Fórum Econômico Mundial do ano passado, que classifica 130 países, o Brasil classifica-se em 1º Lugar em recursos Naturais, em 8º lugar em recursos Culturais e em 106º lugar no quesito segurança.

REDAÇÃO DO DIÁRIO

Para se ter um ideia mais exata desses quadros, basta utilizarmos o exemplo do Rio de Janeiro, o destino turístico de lazer mais importante do Brasil: no primeiro semestre de 2017  a cidade perdeu 320 milhões de reais na área de turismo, devido a violência. Os dados são do Fórum Econômico Mundial.

O DIÁRIO conversou com os autores do livro Gestão de Qualidade e de Crises em Negócios no Turismo, Inbal Blanc e Otávio Novo que abordam em sua obra gestão de riscos e processos de segurança.  Os autores são empresários: Inbal é diretor da SegurHotel e Otávio Novo diretor da Novo8. Acompanhe abaixo a entrevista:

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DIÁRIO – Vocês lançaram recentemente, via editora Senac, a publicação Gestão de Qualidade de Crises em Negócios do Turismo. Qual a principal escopo, qual a principal abordagem que vocês fazem nessa obra?

INBAL: O principal objetivo do livro é profissionalizar o turismo no Brasil, uma parte muito importante nessa profissionalização é criar processos tanto de segurança quanto de gestão de riscos e em gestão de crises para evitar que o turismo brasileiro perca muito dinheiro. A gente está falando de centenas de milhões de reais ou dólares todo ano que impacta diretamente no crescimento do país e na verdade toda cadeia turística perde muito dinheiro. A falta de segurança e a má gestão de riscos são os principais motivos do turismo brasileiro não crescer.

DIÁRIO – Em termos de segurança o setor que mais perde dinheiro é o hoteleiro?

INBAL: Na verdade a gente trata toda a cadeia de turismo, os hotéis perdem muito dinheiro, as agências perdem muito dinheiro, os destinos turísticos perdem muito dinheiro. A imagem que a gente tem lá fora é, infelizmente, muito ruim. Ela tem muito a melhorar através de pequenas ações de cada um desses entes, dentro dessa cadeia turística, seja o hotel que vai hospedar, seja a agência que vai enviar o turista, seja o transporte que vai levar o turista em cada uma dessas a gente tem muitas ocorrências por falta de qualidade na gestão de riscos e segurança de crises.

DIÁRIO –  E o livro é dividido em quantos capítulos e vocês apresentam em algum deles soluções para controlar esses problemas?

OTÁVIO: Como o Inbal falou, são desenvolvidos em oito capítulos e nela a gente apresenta tanto a parte teórica dessas oito divisões como também situações e práticas que podem ajudar toda cadeia turísticas. Os capítulos 1 a 3 falam sobre governança corporativa (compliance); os capítulos 4 e 5 falam sobre padrões de qualidade; os capitulos 6 e 7 falam sobre Gestão de Riscos no Turismo e o  capitulo 8 descreve a Gestão de Crise no turismo

Para minimizar os problemas, é preciso antes de tudo conhecer quais são seus riscos, porque muita gente atua nessa cadeia turística mas não sabe quais são as ameaças que existem e nem sabem como minimizar os impactos por meio de medidas simples;  muitas vezes são orientações, procedimentos muito óbvios. A obra é muito didática e apresenta muitos exemplos com orientações muito direta e muito interessante para todos os níveis de públicos tanto da gestão quanto da base das operações.

DIÁRIO – Podem citar um caso específico para exemplificar?

OTÁVIO: Vou utilizar a hotelaria que é uma parte muito importante dentro da questão do turismo. A pessoa que vai para o hotel, ela simplesmente dorme lá, se hospeda e confia que o hotel dará toda proteção; não vou detalhar mas quem quiser buscar na mídia pode ver a quantidade de ocorrências muito sérias inclusive execuções, assaltos, casos passionais, pequenos furtos de hóspedes que acontecem diariamente. Nosso livro apresenta exemplos práticos para se precaver a esses problemas.

Veja os principais assuntos abordados no livro:

Capítulo 1  – Propósitos da governança corporativa

1 Objetivos 2 Concepções 3 Valores-guia Considerações finais Referência

Capítulo 2  – Estruturas de poder e seus processos e práticas de governança corporativa

1 Ambientes e atores da governança corporativa 2 Governança como sistema de relações 3 Atribuições e responsabilidades dos atores/ órgãos e pressupostos fundamentais em sua atuação responsável Considerações finais

Capítulo 3  – Modelos de governança corporativa

Capítulo 4  – A importância da normalização e da certificação no contexto da competitividade global

1 Conformidade, objetivos e benefícios da normalização 2 Sistema de normalização no Brasil 3 Qualidade e sustentabilidade em sistemas de certificação

Capítulo 5 –  Funcionamento dos sistemas de certificação e de auditoria

1 Objetivos e benefícios da certificação 2 Benchmarks de certificações em turismo 3 Tipos de auditoria e principais processos

Capítulo 6 Riscos, crises e contingências no desenvolvimento turístico

1 Turismo contemporâneo e ameaças potenciais 2 Conceitos fundamentais 3 Marcos de crises no setor de turismo Considerações finais

Capítulo 7 Cenários de crises e medidas estratégicas

1 Esferas da gestão de crises no turismo 2 Métodos de análises situacionais 3 Prevenções e mecanismos de combate

Capítulo 8  – Planejamento e gestão de crises em negócios do turismo

1 Planejamento da crise e medidas organizacionais 2 As ferramentas para a gestão de crises Considerações finais Referência

Serviço:

O livro pode ser adquirido nesses endereços:

Amazon –

Saraiva –

Cultura 

http://www.editorasenacsp.com.br/portal/

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