Irineu Ramos: ‘Potencial do Turismo para o público LGBTQIA+ é gigante’

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A palestra LGBTQIA+ integrou a programação da VII Rodada de Negócios da Foco Operadora em João Pessoa, na Paraíba.

O tema da palestra de sábado (27) da VII Rodada de Negócios da Foco Operadora (25 a 28 de agosto) foi O Potencial do Turismo LGBT, desenvolvida pelos jornalistas Irineu Ramos e Carolina Melo, e apresentada por Irineu. Eles subiram ao palco ao som de “I Will Survive” , e a palestra começou de forma muito original, com parte do público dançando sob o som do sucesso de Gloria Gaynor.

Irineu começou apresentando uma linha do tempo sobre a história de discriminação, preconceito e intolerância contra os gays e a evolução das siglas de GLS, LGBT, LGBT+ até o termo utilizado hoje: LGBTQIA+.

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Lembrou da importância do movimento Pink Money nos anos 70, o dinheiro rosa que refere-se ao poder de compra da comunidade LGBTQIA+. Eles começaram a riscar as notas de dólar com caneta rosa no intuito de mostrarem o poder de compra da comunidade.

A palestra foi aberta ao som de “I Will Survive” da Gloria Gaynor

“No Brasil o gasto da comunidade chega a 420 bilhões e 3 trilhões no mundo. Numa hospedagem eles gastam 30% a mais que os outros hóspedes, representam 10% do turismo mundial, 16% de todos os gastos são com o turismo, e viajam quatro vezes mais por ano. Mas é um público mais exigente, são formadores de opinião e multiplicam a promoção do espaço turístico,” contou Ramos.

O palestrante mostrou a lista imensa de países que recriminam a comunidade LGBTQIA+ e, ao contrário, citou algumas cidades do mundo que contemplam, investem e promovem o turismo no universo do arco-íris. Esses destinos têm campanhas e leis de proteção, são elas: Buenos Aires, Miami, Montevideo, Tel Aviv (que possui a única Parada Gay do Oriente Médio) , Barcelona e Madrid, Londres, Brighton, Manchester, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Florianópolis, Bonito, Timbau do Sul (Praia de Pipa).

Segundo ele, as campanhas publicitárias dos destinos têm investido em fotos e vídeos romanceando  casais do mesmo sexo, e usam imagens que mostram que ali eles são bem-vindos. E citou a companhia Aérea TAP, o Grupo Marriot e Floris Hotel.

E lembrou do termo” Essa Coca-Cola é Fanta e daí?”, A marca de refrigerante não deixou passar e estampou a frase impactante nas latinhas, que viralizou nas redes sociais e gerou mais de um bilhão de engajamento.

“Entre outras marcas de bebidas que estamparam a bandeira LGBT nas suas embalagens o  poder de compra da comunidade é alto,” reforçou o palestrante.

Praias, passeio em grupo, passeios culturais, cruzeiros, feriados, festivais, lua de mel, passeios radicais, e as 297 paradas gays que existem espalhadas pelo mundo estão entre as atividades favoritas do segmento.

Agentes de viagem prestigiaram a apresentação

*A repórter Mary Ellen Aquino viajou a João Pessoa convidada pela Foco Operadora

 

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