Coração de D. Pedro I será apresentado no Itamaraty na terça-feira (23)

Continua depois da publicidade

O coração do Imperador D. Pedro I será apresentado publicamente no Ministério das Relações Exteriores / Palácio Itamaraty (DF) às altas autoridades do Brasil e do exterior, na tarde do próximo dia 23 de agosto. O tetraneto do Imperador D. Pedro I e da Imperatriz Dona Maria Leopoldina e Chefe da Casa Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, estará presente na cerimônia.

O coração de Dom Pedro I deve chegar ao Brasil nesta segunda-feira (22), onde ficará exposto, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil. O órgão, que está em Portugal, será transportado pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Após o seu falecimento no Palácio de Queluz, Portugal, em 1834, o coração do imperador brasileiro, seguindo a sua vontade, foi retirado do seu corpo e preservado na Igreja de Nossa Senhora da Lapa em um cofre de 20 toneladas, fechado há várias chaves na cidade do Porto – Portugal.

Veja também as mais lidas do DT

O imperador quis fazer uma homenagem à cidade que lhe foi muito fiel nas últimas guerras que combateu. A sua última vontade foi executada por sua filha brasileira, a rainha de Portugal, D. Maria da Glória ou Maria II.

Pela primeira vez na história, essa relíquia da maior importância para portugueses e brasileiros sai da cidade do Porto e vem ao Brasil para uma breve estada nas comemorações do bicentenário da nossa independência.  Uma aeronave da Força Aérea Brasileira fará o transporte em condições especiais, devido à fragilidade da relíquia.

 

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade