Japão recebe turistas com avanço na reabertura de fronteiras

Continua depois da publicidade

Brasil integra lista “azul” de países que podem enviar turistas organizados em grupos, com visto de entrada e teste negativo para Covid-19.

A estação mais quente do ano chega mais animada ao Japão com o relaxamento das medidas de contenção da Covid-19. A reabertura das fronteiras japonesas tem movimentado agências de turismo que seguem os protocolos oficiais para receber grupos de visitantes.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências 

Veja também as mais lidas do DT


Seino Satoshi, Presidente da Organização Nacional do Turismo Japonês (JNTO) comentou a decisão do Japão de receber turistas do exterior após um hiato de mais de dois anos: “Apesar da pandemia, temos trabalhado com o setor de turismo a fim de nos preparar para essa recuperação.  Estendemos as boas-vindas aos turistas internacionais como um primeiro passo na retomada do turismo receptivo.”

O Brasil, ao lado de países como Estados Unidos, Canadá, França e Alemanha, entre outros, está na categoria “azul”, a menos restrita das três categorias – as demais são amarela e vermelha. Isso significa que turistas brasileiros só precisam apresentar um novo visto de entrada que atenda às regras vigentes, no consulado japonês, até três meses antes da viagem e um resultado negativo para Covid-19, tendo realizado o teste em até 72 horas antes do embarque.

O governo japonês manterá, por enquanto, a decisão de receber turistas apenas em grupos organizados por uma agência de turismo credenciada no Japão ( relação de agências). Estão também mantidas a obrigatoriedade de uso de máscaras – uso antigo e frequente no país, mesmo na ausência de pandemias – e recomendações sobre higiene das mãos e distanciamento social.

Desta forma organizada e cautelosa, o Japão pode oferecer uma experiência bastante segura para os viajantes e para os habitantes, permitindo que todos aproveitem o verão japonês com suas inúmeras e fascinantes atrações.

A JNTO vem trabalhando com agências de turismo, companhias aéreas e todos os players do trade turístico para receber visitantes nos próximos grandes eventos sediados pelo Japão, como o Fórum Mundial de Turismo Gastronômico (organizada pela UNWTO, Organização Mundial de Turismo) em dezembro, a Adventure Travel World Summit (ATWS, uma feira de viagens de aventura organizada pela ATTA, Adventure Travel Trade) em 2023 e a Expo 2025 em Osaka.

Turismo crescente

Antes da pandemia de COVID-19 no início de 2020, o número de visitantes estrangeiros no Japão vinha aumentando de forma constante ano a ano, quadruplicado em cerca de 8 milhões em 2012 para 32 milhões em 2019.  Recentemente, com índices de vacinação crescentes e a evolução dos protocolos para controle da pandemia de COVID-19, o governo japonês pôde revisar as limitações de entrada no país.  O processo teve início em novembro de 2021, com a liberação gradativa do acesso para viajantes a negócios e estudantes internacionais.

Para atender à demanda de turistas do Brasil, a Organização Nacional do Turismo Japonês (JNTO) estabeleceu, em março, um Tourist Information Desk na Japan House São Paulo – JHSP (Av. Paulista, 52) que oferece amplas informações sobre o Japão. Interessados podem visitar o desk da JNTO aos finais de semana e feriados, ou a qualquer momento explorar o site para sugestão de itinerários, dicas de viagem e muito mais.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade