No mês de junho em Fernando de Noronha, festas juninas e eventos imperdíveis embalam a visita ao arquipélago
Turismo náutico, mergulho, trilhas, beleza a perder de vista e ainda um toque especial das tradições culturais pernambucanas. O mês de junho em Fernando de Noronha costuma ir além dos esperados relax e curtição nas praias. Isso porque as festas juninas, tão famosas em Pernambuco, garantem noites animadas com aquele forrozinho e até uma legítima procissão marítima.
Nesta época do ano, considerada baixa estação no arquipélago pela maior possibilidade de chuvas, os preços podem estar também mais convidativos. Além do calor nordestino, que costuma amenizar um pouco, passando para uma temperatura média de 28ºC.
Lúcia Smith, presidente da Associação das Pousadas de Fernando de Noronha (APFN), confirma que o mês de junho é uma época muito especial na Ilha.
“Temos o Dia dos Namorados, atraindo muitos casais apaixonados, e somos também uma alternativa interessante para quem não quer curtir os polos tradicionais do São João e busca relax, conforto e natureza. Outra data importante é o Dia de São Pedro, marcado pela procissão marítima, que é um espetáculo à parte”, comentou.
Junho em Fernando de Noronha tem eventos imperdíveis
Por falar na festa dedicada a São Pedro, vale frisar que ela é um dos poucos momentos no ano em que a pequena Capela de São Pedro localizada em Fernando de Noronha costuma abrir para a população. Isso acontece justamente no dia dedicado ao santo padroeiro dos pescadores, pois ao longo do ano abre apenas para casamentos (com solicitação).
Veja também as mais lidas do DT
Além disso, durante a festa de São Pedro, é quando acontece a aguardada Buscada Marítima, uma procissão com participação de mais de 30 barcos, que sai do Porto de Noronha. A barqueata é uma tradição religiosa acompanhada de perto por moradores e visitantes, que costumam se confraternizar antes da saída das embarcações, quando é servida uma deliciosa peixada no Porto.
Inclusive, para quem busca vivenciar ainda um pouco mais do período festivo, o famoso forró do Bar do Cachorro, é local obrigatório. Pois o local já é bastante conhecido por quem frequenta o arquipélago pelo entretenimento o ano inteiro. Além disso, por lá á muita música, trio pé de serra e forró universitário.
Ainda, o período de junho é marcado no arquipélago como uma época mais úmida, deixando a vegetação mais verde e exuberante. Permitindo ainda o acesso a atrações que só podem ser visualizadas nesta época do ano, como a Cachoeira do Sancho. Além disso, mesmo com o aumento da possibilidade das chuvas, elas costumam ser rápidas e passageiras.
Fernando de Noronha concorre à prêmio internacional de turismo
Recentemente, Fernando de Noronha apareceu como indicado nas categorias “Melhor destino de Lua de Mel” e “Destino Mais Romântico” do continente. O World Travel Awards América do Sul segue com votação popular aberta até 9 de julho pelo site: www.worldtravelawards.com.
Saiba mais sobre a AFPN
AFPN – A Associação das Pousadas de Fernando de Noronha reúne as pousadas: Atobá, Alto da Vila, Alto da Floresta; Alto Mar, Arquipélago, Beco de Noronha, Colina, da Mana, da Villa, Dolphin Hotel; Estrela do Mar, Fortaleza, Germana. Além da: Lua Bela, Paraíso, Morena, Maravilha, Malibu, Morro do Farol; Mar Atlântico.
Ainda: Marcílio, Mar Aberto, Nascer do Sol; Nannai Noronha, Pedra do Mar, Simpatia da Ilha; Solar do Pico, Triboju, Tubarão; Topázio, Verdes Mares e Zé Maria.
Pelo site oficial, é possível fazer a sua reserva rapidinho em uma das 30 integrantes. Para saber mais, acompanhe o perfil @vaparanoronha
EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.