Justiça mantém decisão favorável à Anac em disputa contra Avianca

Continua depois da publicidade

O colegiado de desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo decidiu, por dois votos a um, manter a liminar que permite à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) retirar a licença de aviões, caso receba solicitação de algum credor da companhia aérea.

VALOR ECONÔMICO

No dia 1º de fevereiro, o juiz Tiago Henriques Papaterra Limongi, da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo prorrogou até a primeira quinzena do mês a suspensão das ações judiciais e medidas administrativas com o objetivo de retomar aviões da Avianca Brasil.

A Anac entrou com recurso questionando a decisão judicial, alegando que ela descumpre a Convenção da Cidade do Cabo, promulgada pelo Decreto n 8.008/2013 e da qual o Brasil é signatário desde 2013.

Veja também as mais lidas do DT

No dia 19 de fevereiro, o desembargador permitiu à Anac “exercer integralmente suas atribuições legais”. Na sexta-feira (22), o Ministério Público do Estado de São Paulo enviou ao tribunal um parecer favorável à Avianca Brasil.

A Anac informou que não tem pedidos desse tipo no momento. Os arrendadores de aviões também recorreram ao tribunal contra a decisão da primeira instância, que impede as empresas de retomarem os aviões. Os pedidos das arrendadoras serão analisados no dia 11 de março.

A Avianca Brasil também encaminhou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), na semana passada, um pedido de suspensão da liminar favorável à Anac. Esse pedido deve ser analisado pelo presidente do STJ, ministro João Otávio de Noronha, nos próximos dias.

Procurada, a Avianca Brasil informou em nota que “continua com a posse das aeronaves conforme decisão de 1ª instância proferida no último dia 1º de fevereiro pela Primeira Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, e segue focada na continuidade de suas operações Sobre a decisão divulgada hoje pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, a empresa afirma que tomará as medidas cabíveis na defesa dos seus interesses”. (VALOR ECONÔMICO)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade