Preparo está sendo feito com motores hidrogênio-elétricos ZA2000 para turboélices regionais de grande porte
A KLM Royal Dutch Airlines e a ZeroAvia anunciaram uma colaboração para realizar um voo de demonstração com os motores ZA2000 de emissão zero da ZeroAvia, utilizando hidrogênio-elétrico em turboélices regionais de grande porte.
Os motores hidrogênio-elétricos utilizam hidrogênio em células de combustível para gerar eletricidade, que aciona motores elétricos responsáveis por girar as hélices da aeronave. A única emissão resultante é vapor de água de baixa temperatura, com estudos indicando uma redução de até 90% no impacto climático comparado aos voos movidos a querosene.
Veja também as mais lidas do DT
Como primeiro marco significativo, as empresas planejam uma demonstração de voo entre dois aeroportos em 2026. Os esforços iniciais se concentrarão em identificar o par de aeroportos ideal, obter licenças regulatórias, garantir o fornecimento de hidrogênio líquido e estabelecer a infraestrutura necessária para abastecimento das aeronaves.
Essa parceria entre a KLM e a ZeroAvia visa promover a adoção de voos mais ecológicos na frota da KLM, acelerando o desenvolvimento de operações com aeronaves a hidrogênio em toda a União Europeia. A KLM busca ser uma companhia aérea mais sustentável, apoiando tecnologias avançadas como hidrogênio e aviação elétrica para ajudar a descarbonizar o setor de aviação.
“As maiores companhias aéreas do mundo estão se dedicando a explorar o hidrogênio-elétrico como uma potencial solução cada vez mais séria. Estamos ansiosos para trabalhar com a KLM, uma companhia aérea com uma história tão rica, enquanto buscamos um futuro mais limpo para o setor”, disse Sergey Kiselev, diretor de Negócios da ZeroAvia.
“A KLM busca ser pioneira na jornada rumo a um futuro mais sustentável na aviação. Por isso, apoiamos e incentivamos ativamente a inovação para impulsionar as mudanças no setor. Quando se trata do futuro dos voos com emissão zero, a KLM apoia diversas tecnologias e inovações simultaneamente. Juntamente com os nossos parceiros do setor, estamos realizando pesquisas sobre voos movidos a eletricidade, hidrogênio e híbridos, e explorando maneiras de acelerar esses avanços”, afirmou o diretor administrativo da KLM Cityhopper, Maarten Koopmans.
A ZeroAvia já testou intensamente um protótipo de seu primeiro motor ZA600 a bordo de uma aeronave Dornier 228 em sua base no Reino Unido. A empresa também realizou testes avançados em solo nos EUA e no Reino Unido para as principais tecnologias do sistema ZA2000, incluindo tanques criogênicos ou LH2 e sistemas propulsores elétricos e de célula de combustível PEM de alta temperatura. O ZA2000 será compatível com aeronaves turboélice regionais de até 80 assentos, como o ATR72 ou o Dash 8 400.