quinta-feira, maio 15, 2025
InícioBlog do DiárioLATAM dá 10 dicas para as viagens de fim...

LATAM dá 10 dicas para as viagens de fim de ano

Recomendações são importantes para voos nacionais e principalmente para quem viajará a qualquer um dos 19 destinos já reativados pela empresa no exterior.

 

Edição DIÁRIO com agências

Com a proximidade das festas de fim de ano e o período de férias de verão, nessa retomada das viagens para destinos domésticos e internacionais que movimentam os aeroportos de todo o Brasil, a LATAM preparou 10 recomendações para ajudar os passageiros que voltarão a viajar de avião neste fim de ano.

Confira abaixo os 10 cuidados listados pela LATAM para que todos possam voltar a viajar neste fim de ano de forma tranquila, simples, segura e pontual, evitando problemas e atrasos:

1 – Conferir todos os documentos e regras do destino da viagem:

O passageiro deve verificar a validade de toda a documentação necessária e outros requisitos para a viagem, como RG, passaporte e visto. Em viagens nacionais, é necessário apresentar pelo menos um documento de identidade com foto e menores desacompanhados até 15 anos precisam apresentar autorização judicial. Em viagens internacionais, a Polícia Federal requer mais tempo para analisar a documentação de menores de 18 anos e, em função da pandemia de Covid-19, a LATAM orienta que os clientes consultem com antecedência em Requisitos para Viajar as regras do seu país de destino. Outra importante fonte de informação ao viajante é a central de informações da IATA, a Associação Internacional de Transportes Aéreos. Países como Estados Unidos, México e Reino Unido acabaram de criar novas regras para viajantes internacionais no início de dezembro de 2021, por exemplo

2 – Conferir todos os serviços e itens incluídos na viagem:

Em Prepare sua Viagem, o cliente da LATAM pode consultar todos os detalhes necessários sobre bagagens, embarque com crianças e bebês, viagens com animais, regras para antecipação e postergação do voo, documentação e vacina, necessidades especiais, disponibilidade de ônibus entre aeroportos, informações sobre a experiência a bordo e o acesso às salas VIP.

3 – Reservar a máscara correta para embarcar:

O uso de máscara durante toda a viagem não somente é obrigatório, como só é permitido o embarque de clientes com os tipos de máscaras permitidas. A LATAM segue reforçando todas as medidas de segurança e higiene em toda a sua operação e obedecendo os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das autoridades sanitárias dos países onde atua.

4 – Seguir todos os protocolos sanitários:

O passageiro deve evitar aglomerações, respeitar o distanciamento nas filas dos aeroportos e seguir todos os protocolos sanitários, incluindo o de higienizar as mãos com álcool gel 70% ou água e sabão. Nos voos nacionais, o passageiro pode transportar na bagagem de mão até 500 ml de álcool líquido ou 500 g de álcool em gel. Em viagens internacionais, a quantidade não pode ultrapassar 100ml.

5 – Comprar bagagem e serviços adicionais com antecedência:

É possível antecipar a compra de serviços adicionais, como o despacho de bagagem. Para agilizar e dar ainda mais segurança às viagens, a LATAM já oferece o Despacho de Bagagem Express nos aeroportos de Brasília, Rio de Janeiro/Galeão, São Paulo/Guarulhos, Salvador, Belo Horizonte/Confins, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Florianópolis e Vitória. A tecnologia pioneira dá mais autonomia ao passageiro e ajuda a reduzir em até 50% o tempo necessário para o despacho de bagagens.

6 – Conferir o status do voo antes de se dirigir ao aeroporto:

Antes de se dirigir ao aeroporto, a LATAM recomenda que o passageiro confirme a situação do seu voo em Minhas Viagens, especialmente em dias e aeroportos com condições meteorológicas adversas.

7 – Realizar o checkin antes de chegar ao aeroporto e se dirigir ao embarque:

Mais de 65% dos clientes LATAM no Brasil já compraram passagens no novo site da empresa e não precisam mais realizar qualquer tipo de check-in, economizando até 20% do seu tempo no aeroporto. No entanto, existem clientes que compraram a sua passagem no site antigo ou em outros canais de venda. Nestes casos, a LATAM recomenda que o cliente evite filas e já realize o check-in online diretamente no site ou aplicativo, disponível 72 horas antes do voo. Quando o passageiro realiza esse processo com antecedência, ele consegue acessar a área de embarque do aeroporto mais cedo, agilizando a viagem de todos e evitando contratempos em casos de eventuais trocas de portões do aeroporto, por exemplo.

8 – Chegar ainda mais cedo ao aeroporto na alta temporada:

No caso de viagens internacionais a partir de São Paulo/Guarulhos e Rio de Janeiro/Galeão, a LATAM recomenda aos passageiros que se apresentem no aeroporto 4 horas antes do horário do voo. Em viagens nacionais, recomenda-se chegar com pelo menos 2 horas de antecedência. Essas recomendações são exclusivas para a alta temporada 2021/2022 e já têm sido comunicadas aos clientes em todos os canais da empresa.

9 – Baixar aplicativo para acessar o maior entretenimento de bordo do Brasil:

Para uma melhor experiência de viagem nos voos nacionais, é importante o passageiro baixar com antecedência em seu dispositivo móvel o aplicativo LATAM, disponível na Apple Store ou na Play Store. Por meio dele, o cliente acessa diversas funções, inclusive o LATAM Play, a plataforma de entretenimento que oferece gratuitamente o maior catálogo de entretenimento do Brasil durante o voo. São mais de 100 filmes, 300 episódios de séries, jogos, músicas e outros recursos de conectividade. Um total de 700 horas de conteúdo direto no celular, além de acesso à plataforma de streaming HBO Max. No caso de voos internacionais, o LATAM Play é acessado diretamente nas telas individuais de cada assento da aeronave.

10 – Ficar atento às notificações da companhia:

A LATAM mantém todos os seus canais de comunicação (site, redes sociais e aplicativo) constantemente atualizados. Além disso, o cliente que compra na nova plataforma da empresa já recebe diretamente por e-mail, SMS e WhatsApp diversas informações e orientações da LATAM conforme se aproxima a data e hora do seu voo. Caso o cliente ainda tenha dúvidas, pode entrar em contato com a Central de Vendas e Serviços da LATAM nos telefones 0300 570 5700 (todo o Brasil), 4002 5700 (capitais) ou +55 11 4002 5700 (ligações do exterior).

PC

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque