Houve quem pensasse que a revolução digital iria decretar a morte do livro, a expressão escrita mais relevante da história da humanidade. Mas isso não ocorreu! Pelo contrário, o velho e bom livro extrapolou os limites da folha de papel físico, ganhou asas velozes e hoje pousa suas páginas na palma das nossas mãos. Não apenas sobreviveu, mas tornou-se onipresente.
Compartilho a presente reflexão no contexto do lançamento da obra “Turismo – um grande negócio para o Brasil”, onde reúno textos de vários signatários e legítimos coautores da antologia. São manifestações relevantes de parceiros, empreendedores e amigos que, em comum, atuam para engradecer a atividade turística no país.
Após o lançamento no último Festuris, em Gramado (RS), tive o prazer de apresentar o livro no Abeta Summit 2022, no início de dezembro, na Oca do Ibirapuera, em São Paulo. Na ocasião, com a presença de um dos coautores, Luiz Del Vigna, o Luizão, diretor executivo da Abeta e um batalhador incansável pela evolução do Turismo de Natureza no Brasil.
Veja também as mais lidas do DT
Ao participar do Abeta Summit, foi muito gratificante constatar a riqueza e variedade dos destinos dedicados ao Ecoturismo e Turismo de Aventura; a atratividade crescente da atividade e os esforços para torná-la cada vez mais segura.
A imensidão continental do nosso país possui belezas naturais ainda pouco conhecidas, somadas aos traços culturais, geográficos e históricos das comunidades. Isso anima e inspira nossa crença na força do turismo como vetor do desenvolvimento sustentável. Não por acaso, nosso livro foi batizado “Turismo – um grande negócio para o Brasil”.
Cabe ratificar que a renda decorrente da venda do livro será revertida ao Instituo Educatodos, idealizado e presidido por mim, desde setembro de 2020. No fundo, esta obra não é um fim em si mesmo. É plural na autoria e nos conteúdos convergentes para a relevância da indústria do turismo. Adicionalmente, constitui um meio para se praticar o bem pela coletividade.
Ocorre-me manifestar que esse livro quer multiplicar o número de megafones Brasil afora, para engrossar o coro de vozes em favor da valorização da atividade turística. Nenhum setor da economia tem tamanho poder de gerar emprego e renda, em tempo relativamente curto. E, com certeza, influir decisivamente na elevação do PIB nacional.
Por fim, quero convidar todos os players do trade de turismo e eventos para a 4ª edição do Expo Fórum Visite São Paulo, no dia 16/12/2022, a partir das 8h, no Sheraton São Paulo WTC. Estarei lá, para compartilhar o nosso “Turismo – um grande negócio para o Brasil”. Juntos, somos mais fortes – sempre!
*Carlos Prado é fundador e CEO do Grupo Tour House