O castanheiro-da-índia, citado no famoso livro ‘Diário de Anne Frank’, sobreviveu por 172 anos e o autor Jeff Gottesfeld conta a visão da árvore durante a vida da garota
O autor Jeff Gottesfeld em breve publicará “A árvore no quintal – Olhando pela janela de Anne Frank”. O livro narra a história de Anne Frank de forma lúdica e poética, a partir do ponto de vista de uma árvore.
A árvore, um castanheiro-da-índia, é citada pela menina no diário e sobreviveu por 172 anos. Ela ficava no quintal do terreno da fábrica de Otto Frank, em Amsterdã. Morreu em 2010 quando foi atingida por um raio. Mesmo assim, suas sementes e mudas foram plantadas em lugares conhecidos.
No livro, Gottesfeld relata como a árvore observava as aves gostava de observar os passos da menina; a via escrever no diário pela janela; testemunhou seu primeiro beijo; e acompanhou ainda a manhã em que “homens de uniforme cinzento chegaram à fábrica, rasgaram as cortinas e enfiaram as pessoas em carros negros”. O autor imagina ainda como a árvore passou anos esperando a menina, que nunca mais voltou. E como teria presenciado o retorno do pai, que reencontrou na fábrica os escritos de Anne.
Veja também as mais lidas do DT
O livro contém ilustrações em sépia de Peter McCarty. Chega às livrarias em março pela Galera Junior.
Fephs Lima
Agências com REDAÇÃO DO DIÁRIO