(Edição do DIÁRIO com agências)
O livro Hotelaria e Desenvolvimento Urbano em São Paulo – 150 Anos de História –, do consultor Caio Calfat, foi o vencedor, na quarta-feira (31) do Prêmio Master Imobiliário na categoria Profissional – Literatura. Em sua 22ª edição, o evento ocorreu no Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo. No ano passado, a obra foi finalista ao Prêmio Jabuti na categoria Economia, Administração, Negócios, Turismo, Hotelaria e Lazer.
Após receber a premiação, Calfat disse que conquistar o Master Imobiliário eterniza o seu objetivo de mostrar às novas gerações a importância dos hotéis como instrumento de estudo da história política, urbanística e econômica da capital paulista. “Nos últimos 150 anos, São Paulo saiu de uma pequena cidade agrícola para a principal metrópole do país, e os hotéis refletiram esta evolução gradativa em sua arquitetura, serviço ou localização. A obra mostra a importância da preservação da identidade hoteleira paulistana a hoteleiros, turismólogos, arquitetos, urbanistas, historiólogos, professores, estudantes e ao público interessado na história da cidade e dos hotéis abordados”.
Veja também as mais lidas do DT
Além da evolução do trade hoteleiro paulistano, a publicação faz um resgate das origens do turismo e de alguns dos principais ícones da hotelaria no mundo, como o The Savoy Hotel, de Londres, e os franceses Intercontinental Carlton, em Cannes, e Hotel Negresco, em Nice. Alguns dos mais importantes hotéis históricos fora do estado de São Paulo também ganharam seu espaço, caso do Grande Hotel Termas de Araxá (MG); do Quitandinha, em Petrópolis (RJ); e do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Imagens históricas ilustram a obra, sendo a maior parte delas oriunda da coleção particular de cartões-postais de hotéis antigos brasileiros reunida há anos por Calfat.