Livro sobre a história da hotelaria recebe prêmio em São Paulo

Continua depois da publicidade

(Edição do DIÁRIO com agências)

O livro Hotelaria e Desenvolvimento Urbano em São Paulo – 150 Anos de História, do consultor Caio Calfat, foi o vencedor, na quarta-feira (31) do Prêmio Master Imobiliário na categoria Profissional – Literatura. Em sua 22ª edição, o evento ocorreu no Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo. No ano passado, a obra foi finalista ao Prêmio Jabuti na categoria Economia, Administração, Negócios, Turismo, Hotelaria e Lazer.

Após receber a premiação, Calfat disse que conquistar o Master Imobiliário eterniza o seu objetivo de mostrar às novas gerações a importância dos hotéis como instrumento de estudo da história política, urbanística e econômica da capital paulista. “Nos últimos 150 anos, São Paulo saiu de uma pequena cidade agrícola para a principal metrópole do país, e os hotéis refletiram esta evolução gradativa em sua arquitetura, serviço ou localização. A obra mostra a importância da preservação da identidade hoteleira paulistana a hoteleiros, turismólogos, arquitetos, urbanistas, historiólogos, professores, estudantes e ao público interessado na história da cidade e dos hotéis abordados”.

Veja também as mais lidas do DT

Além da evolução do trade hoteleiro paulistano, a publicação faz um resgate das origens do turismo e de alguns dos principais ícones da hotelaria no mundo, como o The Savoy Hotel, de Londres, e os franceses Intercontinental Carlton, em Cannes, e Hotel Negresco, em Nice. Alguns dos mais importantes hotéis históricos fora do estado de São Paulo também ganharam seu espaço, caso do Grande Hotel Termas de Araxá (MG); do Quitandinha, em Petrópolis (RJ); e do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Imagens históricas ilustram a obra, sendo a maior parte delas oriunda da coleção particular de cartões-postais de hotéis antigos brasileiros reunida há anos por Calfat.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade