Diana Pomar, representante de Los Cabos no Brasil, falou sobre as novidades do destino mexicano, além do turismo sustentável e a meta de atrair ainda mais brasileiros para conhecer este lugar encantador. Confira!
Por Caroline Figueiredo – Repórter do DT
Na manhã desta quinta-feira (28), o DIÁRIO participou de uma coletiva de imprensa na zona sul de São Paulo para apresentação de Los Cabos, região localizada na extremidade sul da península de Baja California, no México. A coletiva foi conduzida por Diana Pomar, diretora-executiva da DGX Internacional Travel, agência que representa o destino mexicano no Brasil.
Diana informou que atualmente, Los Cabos é um dos destinos mais sofisticados do México, por possuir a maior qualidade de hotelaria mundial, com marcas de hotéis de maior prestígio: “Hoje nós contamos com 80 hotéis e mais 18.5 mil quartos.”, afirmou.
Veja também as mais lidas do DT
Diana disse que Los Cabos é um destino de contrastes, pois depende 90% de turismo: “É um destino de classe mundial, que já recebeu mais de 3 milhões de visitantes, que a cada ano chegam via aérea ou cruzeiros”. A diretora-executiva contou que no ano passado, o destino cresceu 16%, o que representa 1,5% do turismo geral do México.
Números oficiais
De acordo com o comunicado do Comitê de Turismo de Los Cabos, houve um crescimento recorde de 13% no número de visitantes domésticos e estrangeiros durante o primeiro trimestre de 2022, com mais de 325 mil visitantes em março deste ano. Isso representa um aumento de 18% em comparação à 2019, ano pré-pandemia.
Para o Comitê, este crescimento e a recuperação do destino após a pandemia são resultados do modelo de negócios de Los Cabos, que combina financiamento público e privado, além de Los Cabos ter seguido todos os protocolos sanitários recomendados e fortalecido suas estratégias de comunicação e marketing, mantendo todos os visitantes, consumidores, parceiros e a comunidade local informados durante toda a fase de recuperação do destino.
Diana declarou que “a cada 10 visitantes que chegam, 7 gostam do destino e voltam, e 90% desses visitantes sempre ficam com vontade de voltar. ”
A diretora-executiva informou ainda que Los Cabos é um destino com as maiores diversidades do mundo, pois conta com um “cenário incrível, um deserto maravilhoso e tem a cobertura de dois mares, o Oceano Pacífico e o Mar de Cortéz”, comentou.
Atrativos turísticos e diferenciais de Los Cabos
Entre os principais pontos turísticos e os diferenciais de Los Cabos, Diana destacou que além das belas praias, o destino tem 350 dias de sol. Além disso, conta com estrutura completa para a prática de golfe por seguir métodos de atletas famosos, como Tiger Woods, além de oferecer experiências aquáticas únicas e prática da Pesca Esportiva, por exemplo.
Los Cabos ainda é considerado um destino de bem-estar, opção muito procurada após a pandemia; possui um Distrito de Arte; e também oferece uma gastronomia refinada, que conta com chefs renomados e ainda muitas atividades culturais.
Conectividade e planos de ampliação
Atualmente, de acordo com o comunicado oficial do Comitê de Turismo, Los Cabos conta com 500 voos semanais, conectando o destino com 26 cidades dos Estados Unidos. Os voos são operados pela American Airlines, United e Air México. De acordo com o órgão de Turismo, espera-se que 1,3 milhão de assentos sejam adicionados durante o primeiro semestre de 2022.
Diana contou que atualmente, viajar para Los Cabos não é um problema, já que existem opções pelos Estados Unidos, às vezes com tarifas até mais baratas, e existe ainda a opção de ir pelo México e conhecer a cidade e os atrativos turísticos. Porém, ela pontou que “estão cientes que precisam de mais ofertas para o Brasil, no entanto, o que possuem no momento está atendendo a demanda”.
Los Cabos como turismo responsável
Quando questionada pelo DIÁRIO se Los Cabos é considerado um destino turístico responsável, Diana respondeu que sim: “Os hotéis cumprem as leis e os protocolos para a preservação do meio ambiente, pois estão em uma área de proteção ambiental, e alguns destes hotéis investem inclusive em reciclagem da água e outras iniciativas para a preservação do meio ambiente”, afirmou.
Meta de aumentar o número de turistas brasileiros
Segundo o informativo do Comitê de Turismo de Los Cabos, 98% dos visitantes de Los Cabos são dos Estados Unidos e, de acordo com Diana, o perfil geral dos turistas são jovens de 25 a 35 anos; casais; aposentados e até mesmo idosos.
Atualmente, o Brasil ocupa o 5º lugar em emissão de turistas para Los Cabos, porém, Diana declarou que uma das metas do destino mexicano é incrementar em 35% o número de visitantes brasileiros quando comparado ao número de 2019, ano pré-pandemia. Para isso, ela disse que estão em contato com companhias aéreas para oferecer uma maior conectividade para os turistas vindos do Brasil, além de investir nos segmentos de luxo; de romance (casamentos e lua de mel); indústria de reuniões com foco em convenções e ainda em LGBTQIA+. Além disso, vão investir em ampla divulgação do destino em mídias especializadas e feiras turísticas.
Para saber mais sobre Los Cabos, acesse o site oficial de turismo.