Mais capacitação e bons números no estande do Peru

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Por Marcos J. T. Oliveira, repórter do DT

Durante a Expo-ABAV, que acontece de 24 a 26 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, o Peru foi representado por oito empresas que dividiam as laterais do estande de 150 m². Estas empresas traziam serviços, atrativos turísticos, produtos, instalações, boas condições de pagamento e pacotes. Estavam Carrusel Perú, Fiesta Tours Perú, Kadi Tours, PTA Perú Travel & Adventures, Peru Travel Bureau – PTB, PTS Perú, Viajes Pacífico e Worldwide Exotic Adventures. Na parte central do estande foi montado um ambiente para reuniões e foi onde Lys Chuecas Gatty, coordenadora de mercado latino-americano da Promperú, e Milagros Ochoa, responsável pelas áreas de Turismo e Imagem do Escritório Comercial do Peru no Brasil, apresentaram ao DIÁRIO detalhes da participação na 43ª Expo Abav.

Lys Gatty comentou ao DT que o principal objetivo da Promperú na 43ª ABAV foi o de “fortalecer o reconhecimento do Peru como um destino turístico. Buscamos com este estande fortalecer os destinos de Lima e Ica”. Lima foi revelada por sua imagem mais moderna, de entretenimento, compras, e gastronomia, Ica pelas dunas e possibilidade de piquenique no deserto. Um grande painel em 3D de Machu Picchu foi montado para que os visitantes pudessem fazer fotografias com a cidade Inca ao fundo.

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“Consideramos converter Lima não somente como um hub, mas em uma cidade como destino de aventura e cultural. Temos mais de 80 museus, somos uma plataforma gastronômica e única capital latinoamericana com saída para o mar”, diz Gatty. “Quanto à Ica, destacamos o destino juntamente com a Reserva de Paracas, suas praias e as diversas modalidades de turismo de aventura, deserto, além das famosas linhas de Nazca”, finaliza a coordenadora de mercado latino-americano da Promperú.

Durante a entrevista concedida ao DIÁRIO foram oferecidos ícones da gastronomia peruana como papitas a la huancaína, tamalitos verdes recheados com queijo, empanaditas de ají de gallina, quinoto de camarões, mazamorra morada.

Números, visitação e capacitação

Os números são muito positivos sobre a chegada de turistas estrangeiros ao Peru. Entre janeiro e julho de 2015 foram mais de 2 milhões de visitantes, um crescimento de 8,4% com o mesmo período de 2014. Hoje, o Brasil é o quinto mercado para o Peru ficando atrás somente do Chile, Estados Unidos, Equador e Colômbia.

Em 2014, 144 mil turistas brasileiros viajaram ao Peru, o que corresponde a cerca do 5% total de chegadas no país. Desses, 52% viajaram de férias ou a lazer; 28% a negócios; 12% para visitar familiares ou amigos; 4% foram a seminários e convenções e 4% por outros motivos. A receita gerada por esses turistas foi de US$ 152 milhões . “Somente em julho, recebemos 39% a mais de turistas brasileiros do que no mesmo mês do ano passado. Isso é uma somatória de ações que estamos desenvolvendo nos últimos anos especialmente com a equipe do nosso escritório comercial no Brasil. Tudo isso junto ao trade e ao consumidor final para divulgar o destino”, pontuou Gatty.

Uma ação recente do destino é a série de capacitações virtuais junto a agentes de viagens. “Já promovemos rodadas de negócios, seminários, webinars e agora estamos investindo mais na tecnologia com capacitações à distância para agentes brasileiros. Nosso produto recente é o Capacitação Peru”, comentou Milagros Ochoa, do Escritório Comercial do Peru, ao DIÁRIO. O formato começou em julho de 2015 com um panorama geral sobre o destino. Em agosto, o tema escolhido foi sobre a capital e a próxima será na terça-feira (dia 29), sobre Cuzco. Já foram capacitados 285 agentes  neste período. O site oficial do projeto é o www.capacitacaoperu.com.br.

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