Redação do DIÁRIO
Influenciada pela mãe na cozinha e pelo pai, dono de um açougue em Juiz de Fora (MG), a chef do restaurante Trattoria Aurora, Mara Passos, tem a leveza de uma menina que brinca com as panelas, mas por trás dessa aparente fragilidade existe uma profissional determinada e focada na excelência.
Natural de Santos Dumont (MG), Mara antes de desembarcar na capital paulista, trabalhou cerca de cinco anos em Itu, onde aprendeu a base da comida paulista do interior “fiz estágio no restaurante Mantovani/Itu e lá atuei em todas as áreas aprendendo a criação de vários pratos frios e também buffet de massas…trabalhei também em pizzarias como a Babbo Giovanni e a Casa La Primola, todas em Itu”, enumera.
Veja também as mais lidas do DT
Mara fez Gastronomia na CEUNSP (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio), em Itu, e lá aprendeu os vários caminhos do mundo dos sabores: Cozinha Internacional, Cozinha Contemporânea, Confeitaria, Bartender, Enologia, entre outros.
Trouxe Novidades
Na Trattotia Aurora desde outubro de 2015, Mara comanda uma equipe de dois cozinheiros e três auxiliares e prepara uma média de 60 pratos por dia. “Além dos pratos que já compõem o tradicional cardápio, trouxe algumas novidades como o Risoto Gorgonzola com Abóbora, que sirvo com Escalope, ou o Conchiglione San Peter ao molho de laranja”, adianta Mara.
O prato mais pedido da casa, segundo ela, é o Nhoque com Molho Salsa de La Casa. “Em fevereiro vamos lançar o Nhoque com Molho Salsa de la Mara”, adianta a chef executiva.
Dentre os profissionais da cozinha que admira ela destaca Renata Braune e Alex Atala. “São profissionais que me inspiram a buscar novas combinações e nunca ficar estacionada”, arrisca.
Questionada se gostaria de visitar alguma região do Brasil para conhecer a culinária, Mara nem pensou, respondendo na hora: “Minha vontade é conhecer a região norte e ter contato com os ingredientes originais de lá, como o jambu, o tucupi, e os pratos como o tacacá e a maniçoba, ” arremata a chef.