Marca também é posicionamento de produto e serviço, diz Adriana Cardoso, consultora de marketing

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Conferência “Construção de marcas fortes no turismo” falou sobre o que as marcas precisam para se tornarem referência no mercado

Por Andressa Volpini

Na tarde desta segunda-feira, 02 de abril, primeiro dia da WTM 2019, Adriana Cardoso, consultora de marketing e ex-Diretora de Marketing e Produto do Bourbon Hotéis e Resorts, e Liz Chuecas, Coordenadora do Mercado Latino Americano da PROMPERÚ, participaram da conferência “Construção de marcas fortes no turismo” e contaram sobre cases de carreira e falaram dos desafios em torno de criar marcas que realmente gerem impacto no mercado.

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Adriana Cardoso, que atuou por mais de sete anos no marketing de uma das principais redes hoteleiras do Brasil, destacou o case de evolução de marca no Bourbon. A rede, que é consagrada pelo estilo clássico de hotel, em determinado momento, notou a necessidade de promover mudanças que atendessem da melhor forma possível a expectativa dos seus clientes e ampliassem o público alvo.

“Identificamos que os clientes estavam deixando de optar por hotéis Bourbon, pois estavam dispostos a conhecer opções que oferecessem melhor custo benefício e, também, um estilo de hotel mais despojado e menos convencional”, explica. “Foi quando tivemos a ideia de criar um novo produto que chegasse a públicos diferentes do que já atingíamos e, também, oferecer uma opção diferenciada para quem já era cliente fiel da Bourbon. E então surgiu o Rio Hotel by Bourbon”, conta Adriana.

A consultora afirmou, ainda, que é importante ter a convicção de que posicionamento de marca vai muito além do simples ato de ter uma identidade visual condizente. Para criar uma marca sólida, não só no turismo, mas em todos os mercados, é importante que marca também seja sobre posicionamento de produto e serviço e que isso seja construído para atender as necessidades mais particulares de cada cliente.

“O Rio Hotel by Bourbon tem uma cara totalmente diferente, que vai desde a identidade visual até o estilo dos hotéis. Os quartos, por exemplo, contam com itens coloridos e tem uma atmosfera muito mais descontraída, em comparação aos hotéis Bourbon. Até na recepção dos hotéis essa diferença é clara, pois nenhum dos funcionários usa gravatas ou roupas sociais, estão todos em harmonia com o ambiente descontraído que queríamos para a marca Rio Hotel by Bourbon.”

Marcas fortes dominam seu mercado e o produto que oferecem, mas, além disso, e tão importante quanto, elas entendem qual a necessidade dos seus clientes e são flexíveis para promover as mudanças a fim de mantê-los satisfeitos.

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