Viracopos, Campinas (SP) – No dia 3 de junho, o DIÁRIO participou da inauguração do voo de Campinas (SP) para Porto, em Portugal e falou com Marcelo Mota diretor de operações do Aeroporto Internacional de Viracopos.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com reportagem de André Tanabe – RETRÔ 2019 – Publicado dia 5 de junho
Segundo Mota, o aeroporto de Viracopos foi eleito pelos passageiros o Melhor Aeroporto do Brasil no 1º trimestre de 2019 na pesquisa de satisfação realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), divulgada em abril. “Aquele foi o 11º trimestre que Viracopos foi eleito o melhor do Brasil desde o início da concessão, em 2013”, disse à reportagem.
Mota acrescenta que se forem considerados todos os 25 trimestres desde o início da pesquisa, em 2013, Viracopos já venceu um total de 11 vezes em níveis de satisfação de seus passageiros.
Capacidade
“O terminal do aeroporto de Viracopos tem capacidade para 25 milhões passageiros por ano comparado a aeroportos da Holanda, Londres e Toronto. Usufruindo de sistemas automatizados, sistemas de segurança que dificilmente encontram comparativo dentro do Brasil.” Afirma o diretor. O aeroporto registrou um crescimento de 29% de passageiros internacionais no ultimo quadrimestre comparado com o ano anterior. O diretor também fala de como o aeroporto é uma escolha natural para o público paulistano da Capital e do Interior.
Veja também as mais lidas do DT
Crise e preferência
Mota revela também como a crise financeira que se abateu sobre o Brasil no final de 2014 impactou as rotas internacionais de diversos aeroportos como Viracopos, Galeão, Guarulhos e outros. “A crise financeira que se abateu sobre o Brasil ali no final de 2014, 2015 e 2016, de fato inviabilizou muitas rotas internacionais. Entretanto o aeroporto de Viracopos ainda é o preferido e eleito o melhor aeroporto do Brasil segundo seus passageiros tendo uma nota de 4,78, em uma escala que vai de 1 a 5″, acentua o executivo.
Preparado
O diretor ainda comenta sobre como o aeroporto está preparado para suprir a demanda vinda de outros aeroportos, já que boa parte desses aeroportos têm prazos de esgotamento e estão atingindo seus limites de capacidade. “Primeiro temos a infraestrutura que foi criada aqui, nós temos uma capacidade de 25 milhões de passageiros por ano em nosso terminal, então ele suprirá a demanda desses aeroportos quando eles se esgotarem, fora isso nós temos uma área territorial fantástica, são 26km quadrados em Viracopos com a possibilidade de uma segunda pista, uma terceira pista e se for necessário no futuro construir uma quarta pista de pouso e decolagem. É uma condição que nenhum outro aeroporto no país tem”, concluiu o diretor.
viracopos.com