Márcio Favilla é candidato à presidência da OMT com mais quatro concorrentes

Continua depois da publicidade

Márcio Favilla concorre para ser Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT) das Nações Unidas para 2018-2021 junto com mais quatro candidatos.

Da REDAÇÃO

O brasileiro Márcio Favilla, diretor executivo da Organização Mundial do Turismo (UNWTO, sigla em inglês), não será o único candidato à secretaria geral da OMT. Outros candidatos estão no páreo como o ministro do Turismo do Zimbábue, Walter Mzembi, o georgiano Zurab Pololikashvili, e o ex-ministro do turismo das ilhas Seychelles, Alain St. Ange.

Veja também as mais lidas do DT

Todos os candidatos estão em Madrid, Espanha, para participarem da FITUR 2017 e apresentarem suas candidaturas em cerimônias oficiais. As eleições para o cargo devem ocorrer durante a reunião do Conselho Executivo da OMT, programada maio próximo na capital espanhola. O atual secretário-geral, Taleb Rifai, ocupou o cargo nos últimos sete anos e deve sair no final do ano.

Embora não haja um sistema oficialmente reconhecido de rotação regional para o preenchimento do cargo de Secretário-Geral da OMT, surgiu um entendimento geral de que, dado o candidato certo, a África – que nunca ocupou o primeiro lugar antes – estaria bem posicionada para assumir a liderança da entidade e levá-la a novos patamares de reconhecimento dentro da ampla família das Nações Unidas.

Walter Mzembi, diplomata africano, participa do Conselho Executivo da OMT desde 2010 e foi, por duas vezes, presidente da Comissão Africana da OMT. O georgiano Zurab Pololikashvili atuou como representante residente da Geórgia na OMT e embaixador da Geórgia na Espanha.

Alain St. Ange, ex-ministro do turismo na República das Seychelles renunciou ao cargo em 28 de dezembro para se concentrar na campanha rumo à presidência da OMT. A empresária mexicana Gloria Guevara é a candidata oficial pelo México. Ela trabalhou no Sabre Travel Network, Sabre Holdings, foi CEO da Saber de México e opera sua própria empresa de consultoria na Flórida.

Márcio Favilla

Em maio de 2016, o Secretário-Geral da OMT colocou o diretor executivo de Programas Operacionais e Relações Institucionais, Márcio Favilla Lucca de Paula, do Brasil, como o segundo encarregado da entidade. Como já era esperado por muitos, Favilla é um dos candidatos preferidos e reconhecido oficialmente pelo governo brasileiro. A candidatura de Favilla ao posto máximo da OMT será apresentada na quinta-feira (19) na Embaixada do Brasil em Madri. O DIÁRIO já entrevistou Favilla durante suas viagens ao Brasil. Ele foi o entrevistado da Revista Panorâmica Edição 27. Clique aqui para conferir.

Márcio Favilla tem mestrado em Estudos de Desenvolvimento do Instituto de Estudos Sociais, Haia, Holanda, onde se especializou em Planejamento do Desenvolvimento Regional (1985-1986). Obteve seu diploma de graduação em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979). No Brasil atuou junto à Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ministério do Turismo e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Desde janeiro de 2010 está na estrutura da OMT

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade