Marta Suplicy e Roberto Lucena falam ao DT na 2ª Confetur

Continua depois da publicidade

Com a presença da ex-ministra da Cultura e do Turismo, e ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy a 2ª Conferência Internacional de Turismo – Confetur começou na capital paulista.

Por Paulo Atzingen*


Com palestras abordando temas como gastronomia, eventos, viagens, tecnologia, LGBTQIA+, cases de cidades brasileiras e outros assuntos, começou nesta segunda-feira (30) a 2ª Conferência Internacional de Turismo – Confetur.

O tema é “São Paulo: Turismo para todo mundo” e a Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo (SMTUR) é promotora do evento e continua nesta terça-feira (31). O evento acontece no WTC events, em São Paulo.

Caleidoscópica, multifacetária, multimídia, inclusiva, dinâmica, saborosa, complicada, desvairada, louca, acolhedora, fria e calorosa. Essas seriam algumas das quinhentas designações e adjetivos que podemos dar à Cidade de São Paulo, mas tem mais.

Veja também as mais lidas do DT

O DIÁRIO conversou com o Secretário Estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, sobre a importância do evento e de São Paulo no contexto econômico e turístico da cidade:

Segundo ele, a 2ª Confetur é uma imersão no Turismo e uma imersão no Turismo de São Paulo. “Tenho uma expectativa muito grande porque aqui temos bons debatedores, bons painéis, troca de experiências, estamos trazendo  tudo o que está acontecendo no Estado, levando o sucesso de políticas públicas que estão sendo desenvolvidas na cidade de São Paulo para os outros municípios do Estado”, afirmou.

Roberto de Lucena: “Estamos exatamente num momento crucial”

Variáveis globais

Segundo Lucena, a partir de trocas de experiências, sugestões apresentadas se perpetuam políticas públicas voltadas para o turismo. “Estamos exatamente num momento crucial, precisamos olhar para o que aconteceu este ano. Temos variáveis, a serem consideradas não apenas variáveis locais, mas também variáveis globais no que diz respeito às perspectivas no Turismo, no presente e no futuro – para o próximo ano. Portanto, é um momento muito adequado para reflexões, discutirmos, ouvirmos e entendermos os passos que a iniciativa privada tem dado, a sinergia com o poder público e o resultado desse trabalho de sinergia e o que tem sido possível fazer de entrega, em relação ao esforço e ao trabalho conjunto”, pontuou.

Segurança

Lucena foi questionado pelo DT  sobre os principais gargalos do Turismo de São Paulo, já que um evento como este se antecipa à soluções:

“São Paulo dá um show de infraestrutura, incomparável em relação ao Brasil, logística, mas precisamos superar alguns desafios em relação à segurança, por exemplo – nesse aspecto o trabalho conjunto feito entre Prefeitura – prefeito Ricardo Nunes e o governador Tarcísio de Freitas, tem trazido resultados já concretos e visíveis. Eu tenho o entendimento de que vamos colher, nos próximos anos, bons resultados desse esforço e trabalho que tem sido feito. Porque não se faz Turismo sem segurança pública. Era uma variável a ser considerada e é um compromisso que tem sido assumido e tem produzido entregas por parte do governo do Estado”, disse ao DT.

“Com esta edição internacional da Confetur, a Secretaria Municipal de Turismo busca oferecer uma imersão nos principais temas relacionados ao setor, convidando palestrantes que os representam e podem enriquecer o debate trazendo novas perspectivas e formulando cenários para imaginarmos o futuro a partir de tendências que cada um identifica dentro do seu segmento de atuação”, afirmou o Secretário Municipal de Turismo, Rodolfo Marinho.

Rodolfo Marinho: “Secretaria Municipal de Turismo busca oferecer uma imersão nos principais temas relacionados ao setor” (Crédito: Paulo Atzingen – DT)

Parelheiros e sua APA

O DT também conversou com a ex-ministra de Turismo, Marta Suplicy.

“Este evento é fundamental, porque os holofotes do mundo todo focam em São Paulo, para falar da questão do Turismo e discutir os problemas, as belezas e prazeres que se pode ter numa cidade como esta, onde se coloca coloca São Paulo no mundo”, disse ao DT

Segundo a ex-ministra do Turismo, São Paulo é uma cidade muito especial. “Eu não sei se ela é a quarta do mundo ou terceira, o que eu sei é que não há aqui o que você não consiga encontrar. E isso tem que ser levado em consideração. Se quer diversão, cultura, prazer, beleza, uma cidade dinâmica e pujante, São Paulo tem tudo a oferecer. É muito raro isso no mundo. E eu fico muito contente de ela ser uma cidade pujante e tão instigante”, falou.

Confetur
A ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (Crédito: Paulo Atzingen – DT)

Marta acrescentou que em sua passagem pela prefeitura de São Paulo guardou como lembrança o trabalho que fez em Parelheiros, na região sul da capital, quando em 2001 em sua administração foi criada a Área de Proteção Ambiental Capivari-Monos.

“Tenho muitas ações que me marcaram como prefeita, mas Parelheiros é que ficou no coração. Porque Parelheiros é 1/6 do território da cidade, e lá se tornou APA – Área de Preservação Ambiental, se garantiu a existência dela desta forma pro resto da vida é por aí que a gente presume, para a cidade de São Paulo é muito importante ter esse pulmão. É Lá também que se encontra a aldeia indígena guarani Krukutu”, recordou.

Confetur
Neste primeiro dia foram apresentados vários painéis (Crédito: Paulo Atzingen – DT)

Neste primeiro dia foram apresentados os seguintes painéis: “Tecnologia, desenvolvimento e sustentabilidade no turismo: iniciativas que fazem a diferença”, com Roberto Antunes, da NEST Portugal e Eduardo Lorea CEO da Turistech e “São Paulo de todos os sabores”, que reunirá a apresentadora do programa CNN Viagem e Gastronomia, Daniela Filmoneno, o editor da publicação Veja Comer & Beber, Arnaldo Lorençato. Fernando Reis, da Restaurant Week, entre outros.

Para participar gratuitamente e conferir a programação completa, que será anunciada em breve, acesse: www.cidadedesaopaulo.com/confetur

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade