por Paulo Atzingen*
Um conjunto e tomadas de posição, tanto de poderes instituídos, quanto da própria população veio acompanhado de ações coerentes ao longo dos últimos anos e hoje, podemos afirmar, que a cidade de Medellin alcançou um estágio de humanidade e dignidade, próprio de sociedades avançadas e com ideias adiante no tempo.
“Medellin avança para a consolidação de uma sociedade urbana que amadureceu como um lugar de vida, espaço para a busca de um lugar no mundo, onde todos tenham oportunidade e a convivência e a equidade seja lei”, afirma o prefeito da cidade, Anibal Gavíria Correa, ao DIÁRIO.
Veja também as mais lidas do DT
Chegar ao fundo do poço, escalar as paredes escorregadias das políticas públicas e sair ao sol é muito mais complexo para lugares com o histórico de Medellin. Mesmo assim, a cidade reluz:
Seja nas escadas rolantes que alçam a população da Comuna 13 para suas casas ou a desce para o trabalho, seja a feira de Livros Anual que reacende na população o gosto pela literatura, seja a presença artística de Fernando Botero – que com sua estética de pessoas gordas ultraja conceito de magreza politicamente correta, a cidade se espalha pelo Vale da Aburrá, reinventa-se sobre as cicatrizes e explode em esperança.
A cidade tem como matéria-prima básica de transformação a audácia do confronto. O confronto com a apatia, o confronto com a inércia, o confronto com o “status quo”.
Sem reeleição e sem poluição
“Em Medellin não há eleição imediata de prefeitos. O significativo para Medellin são as alianças público e privadas e a grande participação e envolvimento das comunidades e dos acadêmicos. Estamos prevendo com muito positivismo que apesar de troca de governo, não haverá variações muito grandes das linhas (de financiamento) que a cidade atraiu nos últimos anos e que foram transcendentais mostrando Medellin ao mundo”, completa o prefeito.
A Agência Francesa para o Desenvolvimento ´(AFD) é uma das aliadas da cidade na implementação de grandes projetos urbanos, como o Tranvia, que representa hoje o principal projeto de mobilidade urbana da América Latina, o Metrocable. “Este transporte é amigável com o meio ambiente, pois sua energia é proveniente de energia elétrica, ou seja, não utiliza combustíveis poluidores”, afirma Jorge Perez Jaramillo, diretor de desenvolvimento da cidade.
Urbanismo Inclusivo e amabilidade
A cidade conquistou nos últimos anos vários premiações por sua maneira de desenvolver-se e incluir sua população nesse processo. Conciliar este projeto de turismo sustentável, com esta explosão demográfica que a espera no futuro, no entanto, é um desafio:.
“Cremos que nosso principal atrativo hoje é justamente o desenvolvimento urbano, somos uma cidade de atrações de transformação social. Somos um laboratório urbano; para nós não há outra via de crescimento de atração turística como por meio de nossos equipamentos urbanos. Todos esses projetos são parte de atração de Medellin. Nós não temos mar, não temos praia, portanto, a atratividade nossa são justamente os equipamentos urbanos“, disse o prefeito ao DT, acrescentando: “Não podemos esquecer que outra característica nossa é a amabilidade, a abertura, a disponibilidade que nós de Medellin temos em receber os turistas“.
*O jornalista Paulo Atzingen, convidado da Procolômbia, viaja Avianca, com seguro GTA