Medellin: a audácia do confronto e da estética gorda de Botero

por Paulo Atzingen*

Um conjunto e tomadas de posição, tanto de poderes instituídos, quanto da própria população veio acompanhado de ações coerentes ao longo dos últimos anos e hoje, podemos afirmar, que a cidade de Medellin alcançou um estágio de humanidade e dignidade, próprio de sociedades avançadas e com ideias adiante no tempo.

“Medellin avança para a consolidação de uma sociedade urbana que amadureceu como um lugar de vida, espaço para a busca de um lugar no mundo, onde todos tenham oportunidade e a convivência e a equidade seja lei”, afirma o prefeito da cidade, Anibal Gavíria Correa, ao DIÁRIO.

Chegar ao fundo do poço, escalar as paredes escorregadias das políticas públicas e sair ao sol é muito mais complexo para lugares com o histórico de Medellin. Mesmo assim, a cidade reluz:

Seja nas escadas rolantes que alçam a população da Comuna 13 para suas casas ou a desce para o trabalho, seja a feira de Livros Anual que reacende na população o gosto pela literatura, seja a presença artística de Fernando Botero – que com sua estética de pessoas gordas ultraja conceito de magreza politicamente correta, a cidade se espalha pelo Vale da Aburrá, reinventa-se sobre as cicatrizes e explode em esperança.

A cidade tem como matéria-prima básica de transformação a audácia do confronto. O confronto com a apatia, o confronto com a inércia, o confronto com o “status quo”.

Gavíria: "somos uma cidade de atrações de transformação social. Somos um laboratório urbano" (Foto: Paulo Atzingen)
Gavíria: “somos uma cidade de atrações de transformação social. Somos um laboratório urbano” (Foto: Paulo Atzingen)

Sem reeleição e sem poluição

Em Medellin não há eleição imediata de prefeitos. O significativo para Medellin são as alianças público e privadas e a grande participação e envolvimento das comunidades e dos acadêmicos. Estamos prevendo com muito positivismo que apesar de troca de governo, não haverá variações muito grandes das linhas (de financiamento) que a cidade atraiu nos últimos anos e que foram transcendentais mostrando Medellin ao mundo”, completa o prefeito.

A Agência Francesa para o Desenvolvimento ´(AFD) é uma das aliadas da cidade na implementação de grandes projetos urbanos, como o Tranvia, que representa hoje o principal projeto de mobilidade urbana da América Latina, o Metrocable. “Este transporte é amigável com o meio ambiente, pois sua energia é proveniente de energia elétrica, ou seja, não utiliza combustíveis poluidores”,  afirma Jorge Perez Jaramillo, diretor de desenvolvimento da cidade.

A Agência Francesa para o Desenvolvimento ´(AFD) é uma das  aliadas da cidade na implementação de grandes projetos, , como  o Metrocable (Foto: Paulo Atzingen)
A Agência Francesa para o Desenvolvimento ´(AFD) é uma das aliadas da cidade na implementação de grandes projetos, , como o Metrocable (Foto: Paulo Atzingen)

Urbanismo Inclusivo e amabilidade
A cidade conquistou nos últimos anos vários premiações por sua maneira de desenvolver-se e incluir sua população nesse processo. Conciliar este projeto de turismo sustentável, com esta explosão demográfica que a espera no futuro, no entanto, é um desafio:.

Cremos que nosso principal atrativo hoje é justamente o desenvolvimento urbano, somos uma cidade de atrações de transformação social. Somos um laboratório urbano; para nós não há outra via de crescimento de atração turística como por meio de nossos equipamentos urbanos. Todos esses projetos são parte de atração de Medellin. Nós não temos mar, não temos praia, portanto, a atratividade nossa são justamente os equipamentos urbanos“, disse o prefeito ao DT, acrescentando: “Não podemos esquecer que outra característica nossa é a amabilidade, a abertura, a disponibilidade que nós de Medellin temos em receber os turistas“.

www.medellin.gov.co

*O jornalista Paulo Atzingen, convidado da Procolômbia, viaja Avianca, com seguro GTA

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Latam entra em recuperação judicial no Brasil, com solicitação a tribunal de Nova York

O Grupo Latam Airlines decidiu incluir a operação brasileira no processo de recuperação judicial, solicitado em um tribunal de Nova York, em 26 de...

Parques Walt Disney World Resort reabrem neste sábado (11)

Os parques temáticos Magic Kingdom e Disney’s Animal Kingdom reabrem no dia 11 de julho, seguidos do EPCOT e Disney’s Hollywood Studios, no dia...

Com demissões, CVC estima perdas de R$ 756 milhões com a pandemia

A CVC Corp, maior grupo de turismo do país, anunciou uma previsão de perdas de R$ 756 milhões durante o primeiro semestre do ano,...

Jornal DIÁRIO DO TURISMO tem novo slogan e anuncia novos colaboradores

Novidade que reforça o protagonismo do leitor integra a nova etapa do projeto de renovação editorial, explica o diretor de redação Paulo Atzingen  POR ZAQUEU...

7 dicas para se profissionalizar na comunicação virtual

De repente, veio a pandemia, a quarentena e, com elas, mudanças na rotina profissional e na forma de comunicação. Reuniões virtuais, lives, webinars e...

Blue Tree Hotels entra na era room office e lança lança My Space

A rede Blue Tree Hotels anuncia nesta sexta-feira (10) o lançamento do serviço My Space. EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências Trata-se da ambientação dos apartamentos em...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias