Mercado vê crescimento menor do PIB neste ano, a 2,37%, após greve de caminhoneiros

Continua depois da publicidade

Agências

O mercado reduziu com força sua projeção de crescimento da economia brasileira neste ano depois de uma semana de paralisação de caminhoneiros no país que afetou o abastecimento, ao mesmo tempo em que passou a ver a inflação mais alta.

Segundo pesquisa Focus do Banco Central divulgada nesta segunda-feira, a mediana das estimativas para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) caiu a 2,37 por cento na semana passada, sobre 2,5 por cento antes, quarta semana de queda. Para 2019, permaneceu a expectativa de crescimento de 3 por cento.

Veja também as mais lidas do DT

A paralisação dos caminhoneiros entrou no oitavo dia nesta segunda-feira apesar do anúncio na noite passada pelo presidente Michel Temer de uma série de medidas para atender demandas da categoria. O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, afirmou que o movimento está tendo impacto “relevante” na atividade econômica, mas que o governo mantinha a previsão de crescimento de 2,5 por cento.

Com o movimento provocando falta de combustível e escassez de alimentos, além de outros insumos, a projeção para a alta do IPCA também subiu no Focus. A expectativa agora é de que a inflação termine o ano a 3,60 por cento, 0,10 ponto percentual a mais do que na semana anterior. Para o ano que vem o cálculo é de inflação de 4 por cento, sobre 4,01 por cento antes.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade