Apesar do ambiente difícil, no Brasil, as companhias retomam gradualmente a oferta. Ao todo, 29 empresas aéreas já retomaram voos internacionais para o Brasil. Outras seis anunciaram que voltam a operar até junho – Surinam Airways, em fevereiro; Royal Air Maroc, Air China e Gol, em março; Edelweiss, em abril; e FlyBondi em junho. Das empresas que operavam voos internacionais para o Brasil antes da pandemia, apenas cinco ainda não têm previsão de retorno: South African Airways (SAA), Virgin Airways, Norwegian, British Airways e Cabo Verde Airlines.
“O avanço da pandemia vai interferir na recuperação dos voos internacionais. No Brasil, os voos em novembro estavam em 12% do nível de 2019. Em dezembro deve ter fechado em torno de 15%. Mas janeiro deve voltar para menos de 10%”, avaliou o sócio da Bain & Company, André Castellini.
O analista também citou como fatores que dificultam a recuperação das viagens internacionais o dólar alto, a economia fraca e a substituição das viagens de negócios por videoconferências. “Uma parte da demanda vai deixar de existir”, estimou Castellini. Ele prevê que só em 2025 o mercado de voos internacionais voltará ao nível de 2019.
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No Brasil, a Emirates anunciou nesta semana a retomada de um voo semanal de São Paulo para Dubai, a partir de 6 de fevereiro, ampliando a oferta para cinco voos por semana. Antes da pandemia, os voos saindo de São Paulo eram diários. A Eastern Airlines também anunciou que vai oferecer a partir de março seis voos por semana de Confins (MG) a Nova York, Boston e Miami. A Copa Airlines retoma voos de Manaus para a Cidade do Panamá no dia 17 de janeiro. A rota terá duas frequências semanais.
A Delta, parceira da Latam Airlines, voltou a oferecer voos de São Paulo a Atlanta, nos EUA, desde 17 de dezembro. Voos de São Paulo a Nova York e do Rio de Janeiro a Atlanta serão retomados no primeiro trimestre.
A Latam Airlines anunciou nesta semana que em janeiro opera com 24% da capacidade internacional que registrava há um ano. No Brasil, a empresa passou a operar 15 voos diários para Bogotá, Santiago, Assunção, Buenos Aires, Boston, Cidade do México, Frankfurt, Lima, Lisboa, Madri, Miami, Montevidéu e Nova York.
A Gol mantém o plano de voltar a operar voos internacionais a partir de março. A American Airlines, parceria da Gol, retomou no dia 7 a rota de Manaus a Miami. A empresa oferece 26 voos por semana entre dezembro e janeiro, com voos para o Rio de Janeiro, São Paulo e Manaus. A American Airlines também faz voos diretos de São Paulo para Miami e Dallas.
A Azul opera voos de Campinas (SP) para Fort Lauderdale, nos EUA, e Lisboa. Em dezembro, a empresa registrou queda de 85,3% em voos internacionais, em comparação com o mesmo mês de 2019.
Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), no mundo, as vendas de passagens para o primeiro trimestre apresentam quedas de 75% a 82% em relação ao ano passado