México apresenta modelo de desenvolvimento do Turismo, o Fonatur

Continua depois da publicidade

RETRÔ 2018 – Publicado dia 7 de agosto

O representante do Fundo Nacional de Fomento ao Turismo do México, José Luis Ayoub Pérez está no Brasil apresentando a autoridades e setores do turismo o modelo de negócio para o desenvolvimento do setor em terras mexicanas.

Por Paulo Atzingen*

Estruturado a partir de uma lei federal que independe de políticas partidárias ou ideológicas, muito usual no Brasil e que tem emperrado o crescimento do turismo em nosso país, o Fonatur está instalado no país dos Maias há mais de 40 anos e tem contribuído de forma concreta na criação de empreendimentos e mão-de-obra no turismo.

“O turismo representa para o México 8,7% de seu Produto Interno Bruto (PIB) , sendo que em 2017 recebemos 39, 3 milhões de turistas internacionais”, disse Ayoub durante apresentação do plano Fonatur em São Paulo.  Sexto destino turístico mais visitado no planeta, o México vem há décadas desenvolvendo seus destinos turísticos (Sol e Praia) retroalimentando uma cadeia produtiva que gera renda, receita, bem-estar social e qualidade de vida de sua população. “O plano Fonatur integra uma agenda de políticas públicas que auxilia no desenvolvimento de um destino turístico. Temos, por meio do Fonatur, a geração de 214.3 mil empregos diretos, só no México,” quantificou o executivo.  Os oito destinos turísticos do México que possuem investimentos do Fonatur são: Cancun, Cozumel, Huatulco, Ixtapa, Litibú, Playa Spiritu, Los Cabos e Loreto.

Veja também as mais lidas do DT

Diana Pomar (CPTM), José Luis Ayoub Pérez (Fonatur) e Margarita Perez Villaseñor (cônsul geral do México em São Paulo) – Foto: DT

Articulação

O órgão governamental, que integra o organograma do Ministério do Turismo do México, tem uma ótima articulação junto a empresas, empresários e população mexicana o que possibilita o desenvolvimento de projetos e investimentos sustentáveis no setor turístico. “A estrutura do Fonatur é muito parecida a uma empresa com o perfil de Sociedade Anônima, e por isso, temos uma relação muito estreita com a iniciativa privada”, disse José em resposta ao DIÁRIO.

Acrescentando, Ayoub lembrou que a população impactada pelos projetos turísticos são convidadas a participar em assembleias públicas.

Ele deu bons exemplos onde a articulação entre iniciativa privada e governo deu certo. “Foi o caso de Cancun. Na década de 70 era desconhecida. Com grandes oportunidades de investimentos, foi possível criar clubes de praia, campos de golfe e de tênis, parques temáticos. Hoje é um destino fantástico”, disse ao DIÁRIO.

“Uma das missões do Fonatur é identificar a vocação do destino. Desenvolvemos os oito destinos de Sol e Praia pois identificamos ali o perfil deste tipo de turismo. O próximo passo será o desenvolvimento de destinos arqueológicos e históricos, já identificados”, afirmou o porta-voz.

Os oito destinos turísticos do México que possuem investimentos do Fonatur são: Cancun, Cozumel, Huatulco, Ixtapa, Litibú, Playa Spiritu, Los Cabos e Loreto

Meio Ambiente

Embora tenha o caráter de crescimento econômico de um destino, atuando como um instrumento que facilita a investidores nacionais – e também estrangeiros – o desenvolvimento de imóveis e empreendimentos, o Fonatur se compromete com o meio ambiente. “Somos certificados pelo EarthCheck”, disse Ayoub. O EarthCheck é uma das mais respeitadas instituições em benchmarking científico, uma espécie de grupo consultivo para viagens e turismo.

Participaram desta apresentação a consul geral do México em São Paulo, Margarita Perez Villaseñor e a diretora do Conselho de Promoção Turística do México em São Paulo, Diana Pomar.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade