Projeto pretende atrair turistas do Brasil e do exterior para a região do Vale do Mucuri, que interliga Teófilo Otoni a Itambacuri, em Minas
Edição DIÁRIO com agências
O Sebrae Minas, juntamente com os parceiros realizadores Prefeituras Municipais de Teófilo Otoni e Itambacuri, Circuito Turístico das Pedras Preciosas, Paróquias de Nossa Senhora dos Anjos e São Francisco de Assis lançam a marca da Rota Caminhos Franciscanos, no Santuário de Nossa Senhora dos Anjos, em Itambacuri. A iniciativa pretende fomentar o turismo religioso, rural e de base comunitária no Vale do Mucuri. Além disso, o evento representa um marco para os frades do santuário que no próximo ano comemoram 150 anos de evangelização com a chegada dos capuchinhos Frei Serafim de Gorízia e Frei Ângelo de Sassoferrato à região.
Veja também as mais lidas do DT
Com extensão de 42 quilômetros, a Rota interliga Teófilo Otoni a Itambacuri por meio de estradas de rodagem nas áreas rurais, permeadas por fazendas e povoados. A ideia é que o percurso possa ser feito a pé, a cavalo, de bicicleta, moto ou carro. “A intenção é oferecer ao visitante uma experiência única, seja motivada pela fé, pela aventura, ou simplesmente, pela contemplação da natureza desse pedacinho do Vale do Mucuri”, explica a analista do Sebrae Minas Déborah Constantino.
A Rota Caminhos Franciscanos conta com importantes apoiadores, dentre eles o Sindcomércio de Teófilo Otoni, EMATER, CDL Teófilo Otoni, CDL Itambacuri, Comitê da Bacia Hidrográfica do Mucuri, IEF e das Associações das Comunidades Rurais Brejaúba, Lajinha, São José e Suíça II.
Caminhos Franciscanos
Desde a criação do projeto, em 2019, foram realizados mapeamentos e diagnósticos do percurso. Por meio de visitações de grupos especializados e oficinas com os participantes, houve a estruturação da logomarca e da identidade visual da rota. O trajeto começa na Igreja de São Francisco de Assis, no Jardim das Acácias, em Teófilo Otoni, e termina na Igreja de Nossa Senhora dos Anjos, em Itambacuri.
PC