Ministério de Turismo de Cuba: hotéis voltam a funcionar e vida retorna ao seu eixo

Continua depois da publicidade

por Paulo Atzingen (Tradução e Edição)*

O Ministério de Turismo de Cuba, por meio de seu Conselho de Turismo, apresentou nesta sexta-feira (15) um balanço oficial do estado das instalações hoteleiras e infraestrutura da ilha caribenha. País que tem no turismo seu grande vetor econômico trabalha diuturnamente para regularização de sua atividade receptiva e hoteleira.

Segundo os informes, os principais aeroportos do país já operam normalmente e o aeroporto de Havana, excepcionalmente, retomou suas operações normais nesta sexta-feira (15).

Veja também as mais lidas do DT

LESTE CUBANO

Os destinos Baracoa, Guantánamo, Santiago de Cuba, Granma estão com todas as instalações hoteleiras funcionando normalmente. As cidades que sofreram danos já estão recuperadas, informa o comunicado.

A região mais afetada pelo furacão Irma foi de Ciego de Avila, Cayo Coco e Cayo Guilhermo. Os hotéis dessas regiões sofreram os embates diretos do furacão. A recuperação total de Cayo Coco  prevé-se que termine em meados de novembro.

Em Cayo Guillermo as instalações sofreram danos menores que em Cayo Coco, porém só poderá receber turistas no início da próxima alta temporada. Na Cidade Ciego de Avila, toda a infraestrutura já volta a funcionar.

CIENFUEGOS / TRINIDAD

Os hoteis de Trinidad de Praia estão todos operando com agua e eletricidade. Nenhum deles sofreu danos. Os hotéis da cidade, como Iberostar, La Ronda, Las Cuevas, estão prontos para receber turistas. Toda a cidade, que fica na parte sul da ilha, está limpa e com infraestrutura intacta. O mesmo acontece com a cidade de Cienfuegos, com todos os seus hotéis operando normalmente.

Cayo Santa Maria – Esta região foi fortemente impactada pelo furacão Irma, afetando a infraestrutura geral da costa. Se trabalha ativamente com o cronograma de se restabelecer as instalações hoteleiras no início da alta temporada, que começa em novembro.

Da mesma forma se trabalha para a recuperação da infraestrutura de Remédios e de Santa Clara

VARADERO

A nota informa que se trabalha incansavelmente a uma velocidade muito forte e em consequência, o centro da cidade já está todo recuperado e limpo. Ainda não foi restabelecido a energia elétrica em sua totalidade. A rodovia entre Havana e Varadero está transitável e sem obstáculos.

HOTÉIS DE VARADERO

Os hotéis de Varadero aos poucos se recuperam, mas alguns ainda estão fechados:  Meliá Península Varadero, El Patriarca,  Paradisus Varadero, Kawama ,  Villa Tortuga ,   Sunbeach, Turquesa, Puntarenas, Villa Cuba, Las Morlas, recuperado, mas ainda sem eletricidade. As marinas de Varadero estão totalmente recuperadas e já recebem clientes em excursões.

Equipe do hotel Meliá, em Havana, postou no Facebook um convite: "“Los esperamos en La Habana”
Equipe do hotel Meliá, em Havana, postou no Facebook um convite: ““Los esperamos en La Habana”

HAVANA

O trabalho de limpeza é intenso na capital cubana. A infraestrutura foi muito pouco afetada, com exceção do litoral norte que sofreram alguns danos debido à ressaca marítima. Neste setor, os principais empreendimentos ainda não operando são: Club Acuario, Chateau Miramar,   Riviera (se prevé reabertura dia 30), Hotel Presidente (se estima estar pronto para receber clientes nesta sexta-feira (15), Hotel Deauville (abriu as portas na quarta-feira (13),  Villa Trópico (estima-se que tenha aberto as portas neste sábado (16) .

O restante de instalações em Havana, especialmente do litoral Norte, o mais afetado, estão funcionando normalmente:Memories Jibacoa, Club Arenal, Meliá Cohiba, Club Atlántico y Copacabana

PINAR DEL RIO

Este pólo turístico, a oeste de Cuba, não sofreu dano nenhum, tanto em suas instalações como em sua infraestrutura hoteleira, informa o Ministério do Turismo.

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade