Movimento “Vai Ter Cachorro Na Praia em Santos” se fortalece com lei municipal

Continua depois da publicidade

A partir da aprovação do Projeto de Lei 29/2019 que altera o art. 294 da Lei 3.531/68, Código de Posturas do Município  de Santos os pets poderão ter acesso às praias do município. O PL agora depende da assinatura do prefeito Rogério Santos, e se sancionada, entra em vigor em 1° de janeiro de 2022.

Por Sharlene Irente (Com Redação do DT)*


Santos se juntará à cidade de Natal (RN) que regulamentou a presença de animais na praia, em junho de 2018, e também aos moradores do Rio de Janeiro que iniciaram pelas redes sociais um movimento nacional chamado “Vai Ter Cachorro na Praia Sim”. O movimento cresceu e ganhou visibilidade em várias partes do país. Em março de 2019 um grupo de moradores de Santos (SP) se reuniu e criou o movimento “Vai Ter Cachorro na Praia em Santos”, buscando envolver a comunidade local em defesa do projeto. Conheça mais sobre o projeto aqui: https://www.instagram.com/vaitercachorronapraiaemsantos/

Veja também as mais lidas do DT

O Bicho Viaja conversou com Patrícia Camargo, empresária na Eu, Você e os Pets, que é moradora da cidade de Santos, tutora do Armandinho e da Nina, dois cães da raça Yorkshire. Patrícia faz a divulgação de estabelecimentos pet friendly e tem grande foco na região da baixada santista, e é uma das fundadoras do movimento. Confira abaixo a entrevista:

BICHO VIAJA: De onde surgiu a iniciativa deste movimento e como tudo começou?

O movimento Vai ter Cachorro na Praia Sim estava tomando força, e resolvemos criar um projeto regional para envolver os moradores da cidade. Nós víamos cães abandonados, cães de pessoas em situação de rua, sujeiras e lixos na praia, e mesmo erámos impedidos de ir à praia com nossos cães, que são saudáveis. Por isso nos reunimos e nos organizamos, buscamos informações e nos reunimos com o Vereador Adilson para avançar com o projeto.

BICHO VIAJA: Foi um longo processo, de estudos, de consultas à especialistas e de construção do projeto, fale um pouco sobre este trabalho.

São várias etapas que compõem um projeto de lei, foram realizadas várias reuniões e consultas à veterinários, biólogos e médicos de saúde humana, para elaborar a parte técnica do projeto. Foram realizadas várias reuniões com profissionais das secretarias de saúde, meio ambiente e equipe de zoonoses.

Tivemos uma Audiência Pública onde trouxemos o prof. Dr. Alexander Welker Biondo, médico veterinário e Diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria de Meio Ambiente de Curitiba, cuja experiência na área de Patologia Clínica e Veterinária e Biologia Molecular, com ênfase em saúde pública e vigilância ativa de zoonoses, é bastante reconhecida.

Realizamos mutirões de limpeza nas praias, como ações de conscientização, para mostrar a comunidade que queremos praia limpa para curtirmos com nossos pets.

Patrícia e Matheus integram o movimento (Crédito: arquivo pessoal)

BICHO VIAJA: Qual foi a maior dificuldade enfrentada por vocês neste projeto?

Com certeza a desinformação! Principalmente nas redes sociais, onde acontece uma grande propagação de informações falsas e que não correspondem em nada a nosso projeto. Muitas informações equivocadas sobre doenças, sobre situações e também sobre nossa proposta. Muitas pessoas baseiam suas opiniões apenas na própria percepção, se informar, sem aprofundar os questionamentos, e muitas vezes sem ao menos ler e compreender qual a proposta do projeto.

O maior desafio foi levar informação correta, que foram geradas através de muito estudo, análises e consultas à especialistas, de forma a embasar nosso projeto.

BICHO VIAJA: Qual recado você dá para os tutores que vão levar os pets na praia? 

​Nós do movimento sempre batemos muito na tecla de que precisamos ser exemplo, que precisamos seguir todas as regras, que para mantermos o espaço que conquistamos precisamos agir de forma exemplar, cuidar da saúde e do comportamento dos nossos pets. Vamos ter a faixa mais limpa da praia!

 

Publicidade
  1. Até que fim tutores conseguiram levar seus filhos peludos para tomar um sol graças a pessoas que lutam por isso. Aliás, ótimo artigo.
    O que seria ideal para casar bem com os pets nas praias é fazer um curso de adestramento de cães para que os cães mais desobedientes se comportem bem com outros cães quando estiverem na praia 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade