MTur divulga resultado preliminar dos municípios classificados na DTI Brasil

Continua depois da publicidade

Segundo a MTur, municípios não classificados tem até 2 de junho para entrar com recurso administrativo. Resultado final com as 10 cidades que participarão do Projeto será divulgado no dia 7 de junho

O Ministério do Turismo (MTur) divulgou, na última sexta-feira (26), o resultado preliminar dos municípios classificados na Estratégia Nacional DTI Brasil. No total, 21 municípios foram selecionados nesta fase, e, agora, as cidades não classificadas poderão ingressar com recurso administrativo até o dia 2 de junho. O resultado final da chamada pública com os 10 destinos escolhidos para trabalhar a Estratégia Nacional DTI este ano será publicado no dia 7 de junho.

É importante ressaltar que a fase recursal será analisada por uma comissão que conta com integrantes do MTur, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Veja também as mais lidas do DT

Um Destino Turístico Inteligente (DTI) é aquele que gerencia seus processos e seu território de forma inovadora e sustentável, sendo comprometido com pilares que impactam positivamente a qualidade de vida dos moradores e a experiência dos turistas. As 10 cidades selecionadas no resultado final vão passar por um diagnóstico que apontará uma estratégia para o desenvolvimento do turismo local, além da capacitação de gestores locais do setor.

Os municípios definirão os seus cronogramas de implantação com base nos resultados da avaliação realizada e de acordo com as principais necessidades e possibilidades de cada um. O trabalho desenvolvido segue nove pilares: Governança; Inovação; Tecnologia; Sustentabilidade; Acessibilidade; Promoção e Marketing; Segurança; Mobilidade e Transporte; e Criatividade.

A Estratégia Nacional é dividida em dois ciclos: no primeiro, é feito um diagnóstico, uma capacitação e um planejamento, onde é conhecida a situação em que a cidade se encontra, sendo o ponto de partida para o desenho de um Plano de Transformação que vai apoiar o município a se transformar, de fato, em um Destino Turístico Inteligente.

Já a segunda etapa consiste em realizar a execução das ações contidas no Plano para que o município consiga o Selo DTI Brasil, que pode ser obtido após o destino passar por uma auditoria realizada por técnicos do Ministério do Turismo junto a um ou mais representantes do Instituto Ciudades del Futuro – parceiro do MTur nesta iniciativa. A partir daí, a cidade entra em um processo de melhoria contínua, ampliando sua capacidade de enfrentar novos desafios sociais, políticos, tecnológicos e econômicos.

CERTIFICAÇÃO – Os 10 destinos selecionados, após completarem o seu Plano de Transformação, receberão o certificado de “DTI em Transformação”, o que não significa que sejam destinos turísticos inteligentes, mas que estão no caminho para essa transformação.-


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade