(Edição do DT com agências)
O Museu do Futebol – Instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – recebe o Projeto Experimentando Diferenças, que oferece uma vivência única com a proposta de sensibilizar o público para as conquistas e o valor do atleta brasileiro de esportes adaptados.
A partir de sexta-feira (8), o visitante poderá jogar futebol com os olhos vendados, basquete e corrida em cadeira de rodas, games com simulação virtual de ciclismo a partir de uma bicicleta adaptada (“handbike”). Tudo isso em uma arena poliesportiva de 130 m² montada dentro do Museu. Os participantes terão a oportunidade de vivenciar as modalidades esportivas como nos Jogos Paralímpicos, que este ano ocorre no Brasil.
Veja também as mais lidas do DT
A interação proposta utiliza equipamentos semelhantes aos usados por atletas profissionais nas competições internacionais. Além dos monitores, que circularão pela arena instruindo e apoiando os visitantes na vivência, a iniciativa contará com a participação de paratletas profissionais em eventos especiais.
O projeto já percorreu 16 cidades e recebeu mais de 150 mil participantes, com objetivo de promover a inclusão das pessoas com deficiências, divulgar a importância dos esportes adaptados e seus atletas, além de conquistar uma torcida forte e calorosa para os jogos do Rio.
“Trazer a iniciativa ao Museu do Futebol vem ao encontro dos valores da instituição, que tem na acessibilidade um de seus pilares. Trabalhar com diferentes maneiras de experimentar a prática esportiva, por meio das modalidades paralímpicas, amplia nossa compreensão sobre a capacidade que o esporte tem em promover a inclusão e a superação de limites e barreiras físicas e atitudinais”, comenta Daniela Alfonsi, Diretora de Conteúdo do Museu do Futebol.